sexta-feira, 14 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Prevista por Aécio, inflação afeta a mesa dos brasileiros


Ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) divulgou dados sobre o desempenho do varejo, que constataram a preocupação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em relação as consequências da inflação, expostas a população no evento do 1º de Maio, em São Paulo.

Na ocasião, Aécio alertou para a “leniência com a alta dos preços” e declarou em discurso:  "Não podemos permitir que o fantasma da inflação volte a roubar a mesa do trabalhador e da trabalhadora brasileira". Para que isso não acontecesse, o senador ressaltou que, mediante o cenário econômico do país, a única saída era tratar a inflação com tolerância zero.

Na última quinta-feira, dados do IBGE constataram que, de fato, a alta dos preços não foi tratada com incomplacência. Segundo a divulgação, as vendas do comércio varejista caíram em fevereiro, ficaram estagnadas em março e reagiram em abril.

Apesar da recuperação do comércio como um todo, a inflação ainda corrói a renda do trabalhador. Segundo a pesquisa, foi registrada uma queda nas vendas de supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo de 0,5% sobre maio, após apontarem recuos de 2,1% em março e de 1,5% em fevereiro. O setor de vestuário, tecidos e calçados também foi mal e também registrou perda de 0,5%.

A melhora se deveu à alta das vendas de ramos como combustíveis (3,3%), móveis e eletrodomésticos (0,7%), artigos farmacêuticos (6,4%) e livros, jornais e revistas (4,5%).

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio descontente com duplicação da BR-181


Ontem, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), saiu em defesa do povo mineiro e mostrou-se insatisfeito com o edital de licitação da duplicação da BR-381, que corta Minas Gerais.

De a cordo com a expectativa inicial, a rodovia seria construída em pista dupla por toda a extensão entre a capital Belo Horizonte e Governador Valadares mas, segundo o edital de obras, a duplicação não será integral .

“A BR-381 continuará, em importantes trechos, acidentada, insegura e perigosa, a despeito da evidente obsolescência do seu traçado, datado de 50 anos atrás, e do crescente tráfego de veículos, principalmente caminhões.” -  apontou Aécio, sinalizando a falta de segurança durante o percurso.

Para concluir, o senador tucano mostrou seu descontentamento dizendo que a solução encontrada para suprir a não construção da duplicação dos 303 km de rodovia – ou seja, a construção de terceiras faixas em trechos localizados - não trará a segurança esperada.
“ Continuam devendo, e muito, aos mineiros (...) dez anos de promessas não cumpridas com a nossa gente.” – finalizou o líder nacional do PSDB.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Artigo de Jose Serra confirma preocupações de Aécio Neves


Em sua fanpage, o senador Aécio Neves elogiou o artigo de José Serra, por tocar em muitas das preocupações que o presidente nacional do PSDB vem alertando, como a crise econômica que o país enfrenta, a falta de geração de empregos e renda,  a privatização das estradas, a ineficácia dos transportes, entre outras.

Este trecho do texto demonstra como Serra trata do assunto: “Ainda no caso do petróleo, o colapso de gestão mais agudo se deu na implementação do modelo de partilha no pré-sal, em prejuízo do sistema de concessões, que ia bem. O novo método exigiu um aporte disfarçado do Tesouro à Petrobrás de mais de R$ 100 bilhões. E, acima de tudo, envolveu grande atraso dos investimentos no pré-sal, pois ficou difícil operar o modelo.”

Vale a pena conferir o que o ex-governador de São Paulo tem a dizer!
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,espantoso-grandioso-bacana,1041795,0.htm


quinta-feira, 13 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves convida




Na próxima terça-feira, dia 18, o PSDB, hoje presidido pelo senador Aécio Neves, comemora 25 anos de fundação e 19 anos do lançamento do Plano Real.  Para festejar, nessa data, será realizada uma exposição, com abertura prevista para as 14h30, no Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados. 

A abertura do evento conta com a participação do presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, que neste mesmo dia estará completando 82 anos de vida.

Sobre o PSDB:

O Partido da Social Democracia (PSDB) foi criado em 25 de junho de 1988 a partir de uma divergência de opiniões dos integrantes do PMDB. Na época, oito senadores e 40 deputados se reuniram em frente ao Congresso para anunciar a formação do novo partido. O nome do PSDB foi escolhido na vépera de sua fundação, através de uma votação, que comoveu ilustres nomes da política como Fernando Henrique Cardoso e Mario Covas.

Desde então a legenda tucana construiu um trajetória vitoriosa e vigorou no Brasil não apenas no período em que comandou o país (1994-2002), mas também nas dezeneas de gestões municipais e estaduais ao longo do tempo.

No plano federal, deixou como legado um país com a inflação estabilizada, moeda forte e preparado para crescer. Colocou crianças na escola e remédios genéricos nas prateleiras das farmácias. Consolidou um programa de combate à aids reconhecido em todo o mundo e deu início a programas que mais tarde se transformaram no Bolsa Família -a chamada "Rede de Proteção Social" ajudou a melhorar a vida de milhões de brasileiros.

Sobre o Real:

O Real faz parte da vida dos brasileiros desde julho de 1994. Ainda no governo Itamar Franco, em maio de 1993, Fernando Henrique Cardoso foi deslocado do comando do Itamaraty para o Ministério da Fazenda e liderou uma brilhante equipe de economistas que elaborou ao longo dos meses uma engenhosa estratégia para combater a hiperinflação. Colocado em prática no ano seguinte, o Plano Real foi exitoso em sua missão. Em junho de 1994, a inflação estava em 47% mensais, mas a partir dali a alta de preços foi controlada drasticamente. 

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio se pronuncia sobre comparação com “Velhos do Restelo”


Ontem, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, em reposta às acusações de que os tucanos torcem pelo pior cenário econômico do país, se comportando como  "Velhos do Restelo" -  personagem pessimista do poeta Luís de Camões na obra "Os Lusíadas" - disse o seguinte: "Não serão ataques fortuitos (...) que vão permitir que a inflação volte ao controle. Muita serenidade nessa hora."

Aécio declarou que o "pior dos caminhos" para o atual governo é não fazer os diagnósticos corretos da crise econômica que atinge o país. 

"É preciso explicar às agências de rating internacionais que não está havendo inflação, deterioração das contas públicas. A perda da credibilidade do Brasil é consequência dessa intervenção exagerada", reagiu. 



Congressistas do DEM e PSDB afirmaram que o discurso de acusação aos tucanos teria começado justamente após a publicação, na última segunda-feira, da pesquisa do Datafolha, que avalia a popularidade dos políticos.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Eletrobras comemora 51 anos


Eletrobras, uma das nossas principais empresas estatais e responsável por 37% do total da capacidade de geração de energia do país, comemorou, na última terça, 51 anos de existência.  Aécio Neves se emocionou ao lembrar do então presidente João Goulart ao lado de Tancredo Neves nesse momento, considerado histórico, e fez um alerta: “Precisamos devolver as estatais aos seus verdadeiros proprietários, o povo brasileiro, libertando-as das amarras partidárias”.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves por uma infância melhor


Doze de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data é uma forma de protestar contra a injustiça em que se encontram meninos e meninas, trabalhando por longas jornadas e, muitas vezes, em condições perigosas.  O senador Aécio Neves, por meio do PSDB, há muitos anos vem trabalhando em prol de uma infância digna e de qualidade para as crianças brasileiras que são o futuro do país.

Este é um problema gravíssimo que atinge, de acordo com o censo de 2010, cerca de 3,4 milhões de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, em todo o Brasil. Esse é um grupo social que, inegavelmente, vive em condições de pobreza.” – relatou o senador em sua fã page.

O primeiro grande feito do PSDB pelo combate ao trabalho infantil foi em 1996, consolidando o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O Programa articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa compreende transferência de renda – prioritariamente por meio do Programa Bolsa Família –, acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.

“Falta capacidade de gestão ao governo federal para tratar esse tema de forma responsável. As metas do programa de erradicação do trabalho infantil não têm sido cumpridas e as dificuldades para a liberação de recursos impedem que seja realizado um amplo trabalho de conscientização, aliado às políticas públicas de identificação e apoio às famílias que necessitam de ajuda.” – criticou Aécio sobre como o programa, criado no governo Fernando Henrique, vem sido conduzido.

Hoje, em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), através do Programa Peti,  promove uma série de ações para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de impedir e denunciar a exploração da mão de obra de menores.

Durante anos, em sua trajetória política, desde que era governador de Minas Gerais, Aécio Neves vem realizando ações de articulação, mobilização e prevenção para reduzir o índice do trabalho infantil.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio critica o Mercosul


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves,  fez críticas ao Mercosul em entrevista a um jornal da Argentina, o ‘La Nacion’. “Temos que ter a coragem de repensar e revisar o Mercosul”, declarou o líder tucano.

Para Aécio, o Mercosul “está muito engessado” e já não há a certeza de que “a união aduaneira é ainda o melhor caminho.” O senador explicou que apesar dos moldes atuais do Mercosul não estarem ajudando nem o Brasil e nem a Argentina,  não se deve perder as alianças comerciais. Para o senador, a solução é transformar o pacto em uma área de livre comércio, que permita a cada Estado-membro firmar acordos comerciais com outros países e usou como exemplo de dinamismo a Aliança do Pacífico, constituída por México, Colômbia, Peru e Chile.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Brasileiros tem maior aceitação a Aécio Neves


Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha neste domingo (09), aponta que popularidade de Aécio Neves aumentou em relação ao mês de março. O que comprova a eficácia do site “Conversa com os brasileiros”, onde o tucano discute com a população assuntos como saúde, educação, infraestrutura, entre outros. Além das “Caravanas da Cidadania”, que começarão a percorrer o Brasil a partir do mês que vem e servirão para o senador conhecer os reais problemas que o país vem enfrentando.  

terça-feira, 11 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Saída de Nelson Barbosa gera especulações no PSDB


A exoneração de Nelson Barbosa, número dois no Ministério da Fazenda, foi publicada no Diário Oficial da união no início desse mês, gerando incertezas sobre os rumos da política econômica do país e despertou interesse em uma possível aproximação com o PSDB.
Barbosa era secretário-executivo desde 2007 e pediu para sair do governo alegando motivos pessoais. Com isso, o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), elogiou a competência do economista e declarou que as portas estão abertas para ele. “No meu time, onde a meritocracia vale, tem lugar para um economista talentoso como o Nelson Barbosa”, afirmou.
O ex-secretário participou ativamente da criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento),  do Minha Casa, Minha Vida e de vários outros programas sociais do governo.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves participa da inauguração do Expominas


Ontem, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, acompanhado do governador Antonio Anastasia, participou da inauguração do Expominas de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.

O projeto, que ganhou o nome de Centro de Convenções Aécio Cunha - em homenagem ao ex-deputado, natural de Teófilo Otoni, falecido em 2010, pai de Aécio - teve um investimento de R$ 32 milhões, e funciona como instrumento indutor de desenvolvimento econômico, social e cultural da região.  .

O Aécio Cunha será palco de eventos importantes para o Estado. Portanto, é uma etapa vencida e fico muito feliz (...) As minhas raízes mais profundas estão aqui no Mucuri, em especial, em Teófilo Otoni, entregando à população mais esta obra, dentre tantas, que eu e o governador Anastasia temos entregue ao longo do tempo”, afirmou o líder tucano.

Aécio Cunha era um homem ético (..)comprometido com o interesse público. Temos exemplos de Aécio Cunha pela sua honradez, pela sua dedicação ao interesse público. Que Aécio filho se inspire na conduta do pai, para dizer, em alto e bom som, que defende os interesses de Minas e de todo o Brasil”, declarou o governador Anatasia.

O Expominas Teófilo Otoni conta com área de 10 mil metros quadrados e modernas tecnologias em equipamentos. Além de espaço para a realização de feiras, o complexo tem três auditórios, um deles com capacidade para receber cerca de 1.000 pessoas. Cada um dos outros dois auditórios, constituídos de módulos flexíveis, terá capacidade para acomodar até 200 pessoas.

Em três andares, o espaço abriga também áreas administrativas, de serviço para carga e descarga de equipamentos, lanchonetes, galerias para filmagens e gravações de eventos e estacionamento com capacidade para 900 veículos, além de área para futura expansão. O Centro de Convenções também abrigará com dois museus, que estão em formatação: o de pedras preciosas e o da cidade.

Aécio neves Biografia: Em entrevista à Época, Aécio fala sobre os problemas do Brasil


Em entrevista à revista Época, o senador Aécio Neves se mostrou preocupado com a atual situação do país. “A saúde é trágica, a educação é de péssima qualidade e a criminalidade avança. O resultado da balança comercial é o pior dos últimos 20 anos, o crescimento é pífio e a inflação está retornando. Esse cenário é de extrema preocupação”, afirmou. Ainda na matéria, Aécio se mostra contra a liberação de drogas leves e as mudanças na lei do aborto, além de se declarar a favor do casamento gay.

Como presidente nacional do PSDB, Aécio afirma que o partido terá um candidato à presidência de 2014, mas ainda não divulga o nome. Cumprirei o papel que o partido determinar”, disse o tucano. O objetivo da legenda é uma reconciliação do PSDB com a sociedade brasileira, em especial com setores que já foram próximos e, ao longo do tempo, por razões diversas, se distanciaram. Para isso, ele retornará com as “Caravanas da Cidadania”, percorrendo o Brasil para ouvir os problemas reais da população.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio reestrutura a casa


Há menos de um mês no comando nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, já tratou de dar “sua cara” à cúpula da legenda. Para isso, o tucano se apressou em contratar uma empresa de engenharia de estruturas organizacionais e processos.

O objetivo é reestruturar a máquina partidária. Sendo assim, será implementado um sistema de metas e resultados que valerá até mesmo para os seis vice-presidentes da legenda. Os vices serão divididos em comissões temáticas e cada um será responsável por um assunto e deverá prestar contas a Aécio.

Estão entre as áreas de atuação os diretórios regionais do partido, o orçamento e os movimentos da sociedade civil. Os nomes ainda não foram definidos pelo senador, que vai analisar o perfil de cada um de seus vice-presidentes para, só então, delegar suas tarefas. Para cuidar da comunicação, o mais cotado é o senador Cássio Cunha Lima.

Para o presidente do PSDB em Minas, deputado federal Marcus Pestana, era previsível que Aécio fosse “reestruturar” a sigla. “Sempre foi uma marca dele a gestão eficiente”, afirma o tucano.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: PSDB completa 25 anos e exalta Aécio Neves


No dia 25 de junho o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) completa 25 anos. Sendo assim, a legenda está preparando um evento comemorativo, no Senado, para homenagear mais de duas décadas de história do partido.

Para a celebração, cada governador tucano foi incumbido de preparar um quadro com feitos das administrações estaduais. Nos bastidores, entretanto, os gestores do PSDB foram orientados a fazer o quadro com programas que foram inspirados nos projetos da gestão de Aécio Neves como governador em Minas Gerais. 

O Estado de Goiás, por exemplo, governado por Marconi Perillo, vai abordar a política de Parcerias Público-Privadas (PPPs), projeto originário do governo de Aécio. O atual governo de Minas, por sua vez, tratará o Choque de Gestão.

Aécio diz que é preciso ter coragem para fazer a diferença



O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, em entrevista à revista Época, disse que é preciso ter coragem para fazer a diferença e afirma que o partido reduzirá os ministérios pela metade, se chegar à presidência.

 “Se o PSDB assumir o governo, e eu tiver um papel nesse processo, não teremos no Brasil mais que 22 ministérios”, afirmou o senador.

Hoje, ocupando o cargo de líder nacional tucano Aécio possui uma extensa agenda, que busca uma reconciliação do PSDB com a sociedade brasileira, em especial com setores que já foram próximos e, ao longo do tempo, se distanciaram do PSDB. Sendo assim, Aécio acredita que o partido tem um projeto melhor que esse que está aí para o Brasil.
Na entrevista, com um discurso forte, o senador questiona alguns programas atuais, como o  Bolsa Família. Para o ex-governador mineiro, o programa vem sido usado para fazer “contabilidade marqueteira”.  

Ao ser questionado pelo baixo crescimento econômico e sua recente declaração de que  conseguiria, através de medidas, fazer com que o Brasil crescesse a 4%, 5%, o senador disse o seguinte: “ A saúde é trágica, a educação é de péssima qualidade e a criminalidade avança sem respostas objetivas do governo. O resultado da balança comercial é o pior dos últimos 20 anos, o crescimento é pífio, a inflação está retornando. Esse cenário é de extrema preocupação. Agora, não dá para dizer que os problemas não são causados aqui. A Europa começa a se recuperar, os Estados Unidos começam a se recuperar com maior vigor. Nós, segundo a Cepal, só para falar dos nossos vizinhos, teremos um crescimento maior apenas que a Venezuela – talvez, em solidariedade à Venezuela...

Seguindo o pensamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Aécio só se contrapõe a alguns pontos de vista empunhados anteriormente pelo ex-presidente, como a liberação de drogas leves, mudanças na lei do aborto e a inflexibilidade com casamento gay. Aécio se apresenta como homem de classe média e afirma não usar o transporte público nem o SUS. “Não vou fazer demagogia” , declarou o senador, concluindo a entrevista. 

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: The Economist fala sobre uma das preocupações de Aécio


A revista The Economist publicou um artigo sobre o baixo crescimento da economia brasileira e não cumprimento de meta da mesma. Este é um dos assuntos que mais preocupa o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, que vem debatendo com os brasileiros inúmeras questões políticas e sociais a fim de construir um Brasil melhor.

De acordo com o artigo da revista americana, pela primeira vez em muitos anos o Brasil está com um déficit comercial. O superávit fiscal primário (isto é, antes do pagamento de juros) está encolhendo e a dívida pública está crescendo. Outras economias emergentes também são citadas como exemplo das que estão a cortar as previsões de crescimento,  mas o país verde e amarelo é apontado como o que começou a ter problemas mais cedo do que a maioria. O fato é que a inflação está perto de 6,5% e indica um baixo crescimento, afetando as famílias e trabalhadores e diminuindo cada vez mais a confiança do consumidor.

“ A economia brasileira continua emperrada, crescendo muito menos que o necessário para o país.” – declarou Aécio Neves após a divulgação do resultado do primeiro trimestre do PIB.

Apesar dos números de crescimento fraco, o Banco Central surpreendeu os mercados, aumentando a taxa básica de juros de 7,5% a 8%.  No artigo,  o governador do banco,Alexandre Tombini, disse que o movimento foi uma maneira de restaurar as credenciais decombate à inflação da instituição. Mediante este cenário, agora, o banco vai ter que aumentar as taxas novamente para trazer a inflação de perto a sua meta de 4,5%. 

Além do fato citado acima, outro fator que vem preocupando os analistas é cancelamento de imposto sobre as compras estrangeiras de títulos, a fim de incentivar a entrada de moeda e reduzir o enfraquecimento do real. Isso tem alimentado a inflação, tornando as importações mais caras. O Ministério das Finanças será examinado para detectar sinais de um retorno à retidão .

Recentemente, o IBGE divulgou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre (0,6%), que foi menor do que o esperado (0,9%). A revista fala ainda sobre a tentativa de recuperar a expectativa do PIB, da promessa de parar de estimular o consumo e passar a estimular o investimento. Atualmente, isso corresponde a apenas 18,4% do PIB. 

“Somam-se a este triste cenário as revisões que o mercado já faz para cima na projeção de inflação, em que pesem as inúmeras medidas de desoneração implantadas, e a  já conhecida baixa capacidade de investimento do governo federal”. – disse Aécio.