quarta-feira, 12 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves por uma infância melhor


Doze de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data é uma forma de protestar contra a injustiça em que se encontram meninos e meninas, trabalhando por longas jornadas e, muitas vezes, em condições perigosas.  O senador Aécio Neves, por meio do PSDB, há muitos anos vem trabalhando em prol de uma infância digna e de qualidade para as crianças brasileiras que são o futuro do país.

Este é um problema gravíssimo que atinge, de acordo com o censo de 2010, cerca de 3,4 milhões de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, em todo o Brasil. Esse é um grupo social que, inegavelmente, vive em condições de pobreza.” – relatou o senador em sua fã page.

O primeiro grande feito do PSDB pelo combate ao trabalho infantil foi em 1996, consolidando o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O Programa articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa compreende transferência de renda – prioritariamente por meio do Programa Bolsa Família –, acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.

“Falta capacidade de gestão ao governo federal para tratar esse tema de forma responsável. As metas do programa de erradicação do trabalho infantil não têm sido cumpridas e as dificuldades para a liberação de recursos impedem que seja realizado um amplo trabalho de conscientização, aliado às políticas públicas de identificação e apoio às famílias que necessitam de ajuda.” – criticou Aécio sobre como o programa, criado no governo Fernando Henrique, vem sido conduzido.

Hoje, em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), através do Programa Peti,  promove uma série de ações para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de impedir e denunciar a exploração da mão de obra de menores.

Durante anos, em sua trajetória política, desde que era governador de Minas Gerais, Aécio Neves vem realizando ações de articulação, mobilização e prevenção para reduzir o índice do trabalho infantil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário