sexta-feira, 28 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves dá cara nova ao PSDB


O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ficou conhecido por ser um partido tradicionalmente paulista e por ter uma imagem de “governar para a elite”. Mas essa realidade mudou com a entrada de Aécio Neves na liderança nacional da sigla.

Uma das medidas de Aécio, ao assumir o partido tucano, foi mudar a estratégia de comunicação, visando a aproximação do partido com o povo. O senador de Minas Gerais, criou o programa Conversa com os Brasileiros - que através de um bate papo com o povo, busca soluções concretas e respostas verdadeiras para os problemas curriqueiros da sociedade – e as caravanas por todo o país, que leva a todos os estados brasileiros as ideias e proposta do partido, tornando-o mais conhecido.

Que bom poder saber que ao caminhar por esse País encontrarei em vocês a responsabilidade e a dimensão política de cada um.” – declarou o senador.

O professor de Relações Internacionais da UCB (Universidade Católica de Brasília) e estudioso de campanhas políticas Creomar de Souza acredita que as caravanas serão essenciais para que as pessoas conheçam Aécio Neves.

Aécio tem que se tornar conhecido Brasil afora (...)além da classe média que se considera politizada.” – declarou o professor.

O potencial do senador já repercutiu até mesmo no exterior, em reportagem da revista The Economist sobre a oposição no Brasil. A publicação descreveu o tucano de forma positiva, elogiando medidas tomadas pelo seu governo e alegando que o “remédio mineiro” para a política poderia ser positivo para o país.

Para muitos, Aécio Neves representa renovação e mais carisma. Até mesmo dados da pesquisa do Datafolha comprovam o fato, mostrando o aumento da popularidade do líder tucano.
Aécio é uma grande liderança do nosso partido, homem público, pautado pela honradez, coerência e seriedade”- declarou Geraldo Alckimin.
E assim, Aécio Neves segue sua trajetória política dentro do PSDB, em prol da sociedade como um todo e provando cada dia mais que é Brasi Novo, com o seu afetuoso discurso: “Eu sou Aécio Neves e se você também acredita que a gente pode cuidar melhor do Brasil, vamos conversar”.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves pede CPI contra pactos


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, ao lado dos presidentes do DEM, senador José Agripino Maia, e do PPS, deputado Roberto Freire, propôs a criação de uma CPI das obras da Copa do Mundo e a abertura dos gastos das viagens presidenciais. 

Quanto à sugestão de plebiscito, Aécio declarou: “É uma competência exclusiva do Congresso convocar plebiscito. Para desviar atenção, é transferido para o Congresso uma prerrogativa que já é do Legislativo, não respondendo aos anseios da população.”

Aécio concluiu dizendo que a população esperava um pronunciamento dos governantes em direção aos clamores dos manifestantes, o que, de acordo com ele, não aconteceu, frustando a todos os brasileiros.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio defende a realização de referendo


Lideranças do PSDB defenderam, na última quarta-feira (26), a realização de referendo, no lugar de plebiscito, para consultar a população brasileira sobre a reforma política.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou que a construção de um plebiscito é muito complexa e que cabe ao Congresso convocá-lo. “Em um plebiscito, a população escolhe uma entre diversas propostas apresentadas. Já um referendo pede que o povo responda "sim" ou "não" a respeito de determinada matéria” – explicou Aécio.

Para os tucanos, o referendo é mais fácil de ser colocado em prática, uma vez que os temas da reforma são complexos para serem respondidos de forma simplificada pela população em um plebiscito. 
Aécio Neves disse que vai sugerir a realização do referendo pelo Congresso .  "Que a presidência envie ao Congresso as propostas de reforma política que considerar adequadas. O Congresso vai debatê-las e deveria submetê-las a um referendo da população. A construção de um plebiscito é muito complexa. Essa é a responsabilidade do Congresso, submeter a decisão a um referendo popular", concluiu  Aécio

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio comemora aprovação da corrupção como crime hediondo


O senador Aécio Neves, que votou a favor do projeto que transforma em crime hediondo a corrupção ativa e passiva, está comemorando sua aprovação, na última quarta-feira, no senado. Sendo assim, a partir de agora, corruptos ou corruptores não terão mais o direito a pagamento de fiança, à progressão para o regime semi-aberto e não poderão ser anistiados.

Para Aécio Neves, a medida é extremamente importante e sinaliza o fim da corrupção no país.

O projeto trata como crime hediondo, a partir de agora, a corrupção passiva e ativa e outros crimes violentos, como o assassinato. É uma resposta entre tantas que o Congresso e o país precisam dar aos que querem um país mais justo, mais solidário e, sobretudo, um país que respeite os brasileiros”, comemorou o líder tucano.

A proposta, que recebeu o apoio do senador Aécio Neves, também incluiu na categoria de crime hediondo o peculato – roubo ou desvio de dinheiro ou de bens que o servidor público teve acesso no exercício de sua função.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves encontra prefeito de Manaus


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, depois de ter decidido intensificar a sua agenda no Nordeste, incluiu a região Norte em sua trajetória. Nos dias 28, 29 e 30, ele encontrará o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, durante o Festival de Parintins, no interior do Amazonas. O objetivo é falar sobre a manutenção dos incentivos fiscais para a Zona Franca da capital.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Não é momento do trem bala no Brasil


Aécio Neves, senador e presidente nacional do PSDB, pediu, durante seu discurso no Plenário, nesta terça-feira (25), que o governo arquive o projeto do trem de alta velocidade, já que o país está atravessando um momento de crise. Não faz muito sentido, enquanto o povo está indo às ruas reclamar do elevado preço e má qualidade dos serviços públicos, abrir um concurso para uma locomotiva que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. De acordo com o tucano, os R$ 35 bilhões que seriam usados para os trens, segundo cálculos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Brasil, devem ter outro destino.
O senador citou como exemplo, a melhora e o barateamento dos sistemas de ônibus e metrôs que a sociedade reivindica nas manifestações das últimas semana. As ofertas para a primeira parte da licitação do projeto do trem bala devem ser apresentadas em 13 de agosto e serão decididas em setembro.
Aécio Neves exigiu que sejam examinados os negócios da Petrobras no exterior e especialmente a compra de uma refinaria em Pasadena (EUA), uma operação na qual se investiga uma possível evasão de divisas. "Infelizmente o Governo carece de estratégias, de capacidade de reação e até da generosidade necessária para ouvir todos os segmentos da sociedade que dizem de forma majoritária querem mudanças profundas", disse. Além disso Aécio falou da necessidade de reforçar o combate contra a corrupção e propôs que seja revogado o decreto que impede conhecer detalhes sobre as despesas da presidente em viagens ao exterior.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves faz propostas de melhorias para o país


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), não acha uma boa alternativa a sugestão de convocar um plebiscito para que a população decida se quer uma Assembleia Nacional Constituinte que faça a reforma política. Ele discursou no plenário do Senado, na última terça-feira (25), logo após o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), defender a proposta da presidência da república, e considerá-la constitucional.

Aécio também apresentou uma agenda com propostas para atender às reivindicações das manifestações dos últimos dias em todo o país. Dividida em três eixos, traz sugestões para aumentar a transparência e combater a corrupção, fazer um novo pacto federativo para melhorar a situação dos estados e municípios e, implementar medidas para melhorar a ética e a democracia no Brasil.

Entre as propostas para aumentar a transparência, o tucano pede a divulgação dos gastos presidenciais com as viagens internacionais e dos cartões corporativos da mesma, resguardando os últimos 12 meses.
Ele também sugere uma auditoria nas obras da Copa do Mundo e a informação dos critérios, valores e custos dos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES] - que foi o principal financiador das obras dos estádios - em especial os empréstimos a empresas brasileiras para investimentos no exterior, nos últimos dez anos.

Para melhorar a gestão pública e promover o que chamou de “Federação solidária”, o senador propõe a redução pela metade do número de ministérios e a diminuição dos mais de 22 mil cargos comissionados no serviço público. Além disso, ele sugere a revisão da dívida dos estados e a mudança do fator de correção dessa dívida para que os recursos pagos em juros possam ser investidos em benefícios para a população.

O senador defendeu ainda outros a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a saúde e mais 10% para a educação.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Para Aécio, Constituinte é desnecessária


O presidente nacional da sigla tucana, Aécio Neves - que elogiou a pauta anunciada ontem,  por Renan Calheiros, em resposta aos manifestantes -  criticou a proposta de Constituinte específica para reforma política e pelo que considerou omissão em relação ao pacote federativo e à segurança.

O Brasil velho tende sempre a terceirizar as responsabilidades. Essa proposta de Constituinte é desnecessária e juridicamente duvidosa.” – declarou Aécio enfatizando, mais uma vez, a pauta de reivindicações dele e dos líderes do PPS e DEM, apresentada ontem no Congresso, como a realização de autorias sobre gastos com estádios, redução pela metade do número de ministérios e dos cargos comissionados e tolerância zero com a inflação.  

Ministros e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) dizem que não há previsão legal para uma Assembleia Constituinte destinada a tratar exclusivamente da reforma política, como foi proposto. Sendo assim, na avaliação deles, os integrantes têm liberdade para reformar toda a Constituição e não precisariam se restringir apenas a um tema. Uma outra corrente de juristas defende que a reforma de uma parte dela pode sim ser feita por uma Constituinte exclusiva. Neste caso, teria que ser aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevendo a possibilidade.

Para encerrar o discurso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) citou uma referência de Ulysses Guimarães, de quase 30 anos atrás, sobre o pacto federativo. O trecho citado remete aos atuais acontecimentos em todo o Brasil, algo que a três décadas atrás parecia fazer uma previsão dos dias de hoje.

A necessidade básica do homem estão nos estados e no municípios. Neles deve estar o dinheiro para atendê-las. A federação é governabilidade. O desgoverno, filho da penúria de recursos, acende a ira popular, que invade os passos municipais, arranca as grades do palácio e acabará chegando a rampa do Planalto” – concluiu Aécio Neves.

terça-feira, 25 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio contra a cura gay e a PEC 37


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, foi para o facebook neste fim de semana para se pronunciar sobre a "cura gay" e a “PEC37”.

De acordo com Aécio, o pronunciamento foi feito após o senador ter notado, no seu perfil virtual, muitas perguntas sobre sua opinião em relação aos dois importantes temas.

“Gostaria de reiterar, aqui, para vocês, a minha posição.  Por respeito ao Brasil e aos brasileiros, sou contra a PEC 37, que retira poderes do Ministério Público, e contra o projeto que ficou conhecido como "Cura Gay". -  declarou Aécio.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio, Agripino e Freire apresentam manifesto


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, juntamente com os líderes do DEM, Agripino Maia, e do PPS, Roberto Freire,  divulgaram um manifesto comum com uma agenda própria para responder aos apelos dos inúmeros brasileiros que vêm protestando nas ruas do país.

Essa resposta está baseada em três pilares: ética e democracia; pacto federativo e defesa de mais recursos para saúde; e segurança e educação.

AécioAgripino e Freire  avaliaram que, no pronunciamento de resposta aos cidadãos, veiculado em cadeia nacional de rádio e TV, a atribuição do Congresso, de propor uma constituinte para fazer uma reforma política, foi atropelada, não dando uma resposta direta aos reais interesses expressados pela população.

Quando se esperava uma resposta diretas às ruas (...) frustou-se todos os brasileiros com  propostas absolutamente marginais. Uma vez mais, como já havia ocorrido no pronunciamento oficial, o Brasil velho, repudiado pelas manifestações, falou ao novo Brasil. Não há humildade para reconhecer erros e dar dimensão correta às dificuldades que atingem o dia a dia dos cidadãos. (....) Esse governo não assume suas responsabilidades e repassa para terceiros.” – declarou Aécio.

Sendo assim, para suprir essa falta de resposta, o manifesto proposto pelos líderes do PSDB, DEM e PPS visa auditoria para investigar a corrupção e desvios de recursos públicos e financiamentos do BNDES para a Copa do Mundo, auditoria nos negócios da Petrobrás no Brasil e no exterior, redução pela metade do número de ministérios e 22 cargos comissionados, abertura dos gastos da Presidência da República com viagens e cartões corporativos, e destinação imediata de 10% do PIB para saúde e Educação, além de uma proposta de reforma política centrada no controle da corrupção e desvio de recursos públicos.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves está de olho



Diante da onda de protestos no país e da demora de uma resposta aos cidadãos, inúmeros senadores e deputados, inclusive o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, começaram a cobrar do governo uma posição aos manifestantes.

Por nota, Aécio Neves mostrou que “está de olho”: “Tendo em vista a dimensão alcançada pelos últimos eventos, o país continua aguardando uma palavra( .... )aos brasileiros.”

Em função da crise, Aécio Neves optou por cancelar viagens para um roteiro de festas juninas mais tradicionais no Nordeste, que havia programado para o fim da semana.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio diz que Brasil precisa de um novo rumo


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, mediante ao cenário de manifestação que vem acontecendo em todo o Brasil, declarou que o país precisa um novo rumo.

Fica claro que o Brasil cor-de-rosa, pintado e cantado em versa e prosa da propaganda oficial, do Brasil sem miséria, das empresas batendo recordes de produção, da saúde e da educação avançando, não encontra correspondência na vida real das pessoas.”- declarou o líder tucano.

Para Aécio, o PSDB teve uma grande participação em relação aos principais avanços ocorridos no Brasil. O senador explica que essas conquistas podem ser vistas na exposição de 25 anos do PSDB inaugurada por ele, na última semana.

Abrimos essa exposição para que, principalmente, as novas gerações de brasileiros, tão antenadas em relação ao que ocorre ao Brasil, possam conhecer a trajetória de um partido político forjado nas lutas democráticas e sempre fiel e leal na defesa das liberdades e da justiça social no Brasil”, concluiu o líder nacional do PSDB.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves alerta para apropriação das manifestações


De acordo como presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), partidos políticos tentam se "apropriar" das manifestações que ocorrem no país, numa prática de oportunismo em meio à insatisfação da população brasileira.

Para o tucano, que se pronunciou por nota, essa postura de incentivar os filiados a saírem nas ruas com bandeiras e símbolos de sigla partidária é um erro, uma irresponsabilidade que pode  pode colocar em risco a segurança desses militantes.

"Trata-se de decisão irresponsável que desrespeita o sentido apartidário dos protestos, colocando em risco, inclusive, a segurança de seus próprios militantes, alguns deles hostilizados ontem em várias partes do país", diz Aécio

Aécio Neves se preocupa e alerta para o fato de que os agentes políticos precisam de humildade neste momento, para "reconhecer e compreender a dimensão da insatisfação existente hoje no Brasil" - que, na sua opinião, ultrapassa reivindicações pontuais.

"Há um evidente e justo clamor que une a sociedade por mudanças estruturais na gestão do setor público e é inevitável ver, na raiz dessa insatisfação, uma aguda crítica à corrupção e à impunidade que persistem na base do sistema político, impedindo transformações e agredindo diariamente os brasileiros", concluiu o senador. 

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves exalta coerência do PSDB

No evento que comemorou os 25 anos do PSDB e do 19º aniversário do Plano Real, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, exaltou a coerência do Partido da Social Democracia Brasileira.

“25 anos se passaram, o PSDB teve responsabilidade enorme em relação a alguns dos principais avanços ocorridos no Brasil até aqui. Mas eu quero nesse momento enaltecer, saudar e enfatizar a absoluta coerência que o partido manteve sendo governo ou sendo oposição nesses 25 anos.” – declarou o senador.

Assista o vídeo na íntegra.



Aécio Neves destaca coerência do PSDB ao longo dos 25 anos do partido from PSDB na Câmara on Vimeo.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves aprova PLS 74


Nesta quarta-feira (19), o senador Aécio Neves (MG) votou pela aprovação da PLS 74, projeto de lei que regulamenta a realização de concursos públicos pela administração pública federal. O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e proíbe a realização de concursos para cadastro de reserva, ou quando as vagas para determinado função não chegam a 5% dos postos existentes.

Aécio afirmou que a proposta é importante para que os interesses da população e candidatos sejam preservados, já que muitas vezes acontece de uma vaga ser anunciada, mas os aprovados não são chamados para assumir os postos de trabalho na administração pública. A PLS 74 é de 2010 e foi aprovada em primeiro turno na CCJ e, na próxima semana, será votada novamente na comissão, em turno suplementar. Se aprovada, segue para o plenário.