sexta-feira, 19 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Tucanos comentam a inflação acima da meta


Um dia após o anuncio de que a inflação deste ano ficaria dentro da meta oficial de 4,5%, o Banco Central divulgou ata do Comitê de Política Monetária (Copom) mantendo o índice de 5,81% para 2013.

Em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação como o observado nos últimos 12 meses persistam no horizonte”, informa a ata do Copom.

Para o deputado federal Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), integrante da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, os números apresentados pelo Banco Central contrariam as perspectivas excessivamente otimistas. O tucano avalia que a atual crise econômica é um problema de difícil solução, já que não são adotadas políticas econômicas que reduzam o impacto da desvalorização do Real.

“O câmbio depreciou o Real em quase 15% nos últimos dois meses, o que se traduz em inflação, principalmente em produtos importados. Isso vai gerando uma pressão inflacionária e o governo não tem adotado nenhuma política para conter. E, à medida que isso vai ficando mais visível, a gestão vai tendo que recorrer a recursos como a indexação de rendimentos da economia e o corte de salários”, alertou  Valdivino de Oliveira, completando: “A inflação está fora da meta e corre o risco de subir ainda mais. O governo tem que ter juízo e adotar políticas para reverter essa situação, antes que isso coloque em cheque nossa estabilidade econômica e o próprio Plano Real”.

Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG) voltou a afirmar e concluiu:  "O Brasil não precisa de ufanismo nem de avaliações distantes da realidade neste momento ruim da economia. Até porque essa postura compromete o diagnóstico dos problemas que o país precisa enfrentar".

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio aponta mais descompromissos com a Federação


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, se manifestou, via facebook, para mais uma vez apontar descompromissos com a Federação. O tucano mostrou sua indignação com o fato da Lei Complementar 143 ter sido sancionada, com um veto. Foi vetado o artigo do projeto do Fundo de Participação dos Estados (FPE) que impedia que as desonerações promovidas diminuíssem os repasses a estados e municípios.

Nada tem impactado mais as receitas estaduais e municipais do que a constante redução do montante dos fundos, afetando diretamente a capacidade dos governadores e, sobretudo, dos prefeitos de atenderem os pedidos da população nas áreas de saúde, educação, segurança e saneamento. É lamentável que, mais uma vez, virem as costas para estados e, principalmente, para os municípios brasileiros, deixando claro o descompasso entre o discurso e as ações (...)”, declarou o senador.

O FPE é formado por 21,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que são tributos federais. Sendo assim A Lei Complementar 143 foi sancionada com um veto pela alegação de que o o artigo - introduzido no texto por meio de emenda durante tramitação no Congresso - contraria determinações constitucionais.

Pela lei, as novas regras de rateio do fundo valem até 2015. Depois, cada Estado receberá um repasse mínimo igual ao valor recebido no ano anterior, corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e acrescido de 75% da variação do PIB registrada dois anos antes. O excedente será distribuído de acordo com critérios de população e renda per capita. A nova lei já está em vigor, mas só produzirá efeitos financeiros em outubro.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Vellozo será assessor técnico do gabinete de Aécio Neves


O ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) confirmou ontem que aceitou o convite do presidente nacional do partido tucano, senador Aécio Neves, para coordenar a assessoria técnica do seu gabinete, em Brasília. Segundo Luiz Paulo, que deve assumir o cargo nos próximos dias, o convite de Aécio foi feito há cerca de 15 dias.

O ex-deputado vem atuando desde janeiro no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) a convite do governador Renato Casagrande (PSB). Ele foi cedido ao governo do Estado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde é servidor concursado.

“Estou me desligando do Bandes. Encerrando a minha participação. Serei cedido do BNDES para o Senado. Ainda não há data definida para assumir o cargo, mas a documentação já está sendo preparada”, informou Vellozo.

Luiz Paulo Vellozo explicou que, como transita bem entre as áreas técnica e política, terá o papel de ouvir especialistas e intelectuais que querem contribuir na solução dos problemas brasileiros. Além disso, vai levantar informações sobre pronunciamentos, projetos e propostas.

O volume de assuntos é muito grande. Estou muito motivado e alegre por ter sido convidado por Aécio”, concluiu Luiz Paulo.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Cenário econômico do país está preocupante


De acordo com especialistas financeiros, as expectativas em relação à economia do país vêm piorando gradativamente. Esse assunto preocupa não só o meio econômico, mas também o meio político.

Dados do IBGE mostram claramente a escalada da inflação no Brasil. O teto da meta só não foi ultrapassado ano passado, e este ano poderá não ultrapassar os 6,5%. De acordo com  pesquisa, isso ocorre devido à realização de várias desonerações de emergência, que, se por um lado seguraram a inflação, por outro, reduziram ainda mais o superávit primário.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), há muito vem alertando sobre o assunto, a fim de evitar uma piora no quadro econômico e social. O senador se preocupa não só em apontar e alertar sobres esses problemas, assim como divulgar soluções para a crise que o país vem enfrentando.  

É preciso, com rapidez e responsabilidade, criar condições objetivas de menor crescimento do gasto público e aumento do investimento público e privado. De janeiro a maio deste ano, o gasto não financeiro do governo cresceu R$ 40 bilhões. Enquanto o investimento público ficou praticamente estagnado”, alertou o líder tucano.

Para concluir o assunto, Aécio Neves pontuou “Todos nós queremos que as taxas de juros sejam menores e que o país supere o ambiente de desconfiança e pessimismo”.  

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: “O Brasil não precisa de Ufanismo”, declarou Aécio


Mediante o péssimo cenário da economia do país, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, se manifestou mais uma vez e fez cobranças em relação à essa situação.

O Brasil não precisa de ufanismo nem de avaliações distantes da realidade neste momento ruim da economia. Até porque essa postura compromete o diagnóstico dos problemas que o país precisa enfrentar", afirmou Aécio, que complementou, dizendo que os pilares macroeconômicos deixados por FHC estão sendo desmontados e, por isso, o Brasil está passando por este cenário.

Para o senador, é preocupante o fato de  abrir os jornais e ler que os fundos de investimento no Brasil, que têm apresentado maior retorno para os seus investidores, são aqueles que reduziram as aplicações em empresas brasileiras e apostaram em empresas americanas. Aécio acredita que o Brasil é um país com um potencial elevado de crescimento econômico, desde que não haja leniência no combate à inflação e promoção do aumento de gastos públicos.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio reafirma luta pelo equilíbrio da federação

                             

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, reafirmou sua luta pelo equilíbrio da Federação, diante de prefeitos, em  discurso feito na cerimônia de instalação da Subcomissão de Assuntos Municipais do Senado Federal.  

No discurso, Aécio enfatizou que nada é mais urgente na pauta do Brasil real do que a refundação da federação e esclareceu que, para isso, é preciso que um conjunto de boas intenções, que engloba senadores e deputados, vire realidade palpável na mão daqueles que tem a responsabilidade de administrar os mais de 5.500 municípios brasileiros.

“Tive a oportunidade de, por 8 anos, governar o estado brasileiro que tem o maior número de municípios. (...) Os prefeitos de Minas Gerais (...) me conhecem e sabem que durante 8 anos a briga pelo fortalecimento da federação foi a prioridade absoluta da minha ação política. Chegamos no Congresso, as prioridades não mudaram, as tentativas foram permanentes de incluir aquilo que hoje parece mais próximo de se realizar na pauta do Congresso Nacional” declarou Aécio.

Sob aplausos, o senador defendeu a ideia de que é preciso, rapidamente, fazer um definitivo pacto em favor da federação, a fim de acabar com medidas paliativas, que não se aprofundam no real problema dos municípios brasileiros.

“Nos últimos 10 anos , a presença, a participação do governo federal no financiamento da saúde pública caiu em torno de 10%. Eram 55%, hoje são 46% apenas de participação da união.”Declarou o tucano, que em seguida questionou e concluiu: “E cresceu a participação de  quem?  Dos estados e dos municípios.”

Mediante este cenário, Aécio Neves disse que é preciso aproveitar o momento de fragilidade da gestão do país para impor a pauta do municipalismo e garantir 1% a mais para o fundo de participação.

Essa subcomissão deve ser criada com o compromisso maior da regulamentação do artigo 23 parágrafo primeiro da Constituição, que define a competência dos entes federados. É importante definirmos o que é atribuição de municípios e estados, mas com dinheiro suficiente para que (...) possam enfrentar os seus desafios. A pauta é muito extensa, mas (...) não é possível nos programas correntes com os municípios, o governo participar de forma tão irrisória.” Explicou o líder nacional do PSDB.

Para concluir o discurso, Aécio Neves relembrou o Programa de Saúde da Família, criado no governo do presidente Fernando Henrique, e fez uma comparação da manutenção das equipes de saúde daquela época com os dias de hoje.

Quando foi criado o Programa de Saúde da Família, o governo do presidente Fernando Henrique arcava com praticamente 100% dos recursos necessários à sua continuidade, a sua manutenção. Hoje, o governo federal não participa com 30% sequer de manutenção das equipes de saúde da família e, mais uma vez, o ônus recai sobre os municípios. Portanto, há um conjunto enorme, um conjunto extraordinário de medidas que tem q apresentar nesse momento para serem tomadas.” – concluiu Aécio.

terça-feira, 16 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Como Aécio já tinha previsto, será necessário enxugar a máquina pública


Devido o aumento das despesas do governo, a ordem agora é preservar investimentos e programas sociais e apontar a tesoura para gastos de custeio da máquina pública. O que se vê na prática, é que os investimentos estão estagnados, enquanto as demais despesas sobem.

De acordo com levantamento da organização não-governamental Contas Abertas com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), as despesas do governo apresentaram aumento real de 6,6% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2012. Os desembolsos romperam a barreira do trilhão, atingindo R$ 1,01 trilhão.

Já os gastos com investimento somaram R$ 20,5 bilhões no primeiro semestre deste ano, contra R$ 20,3 bilhões em igual período de 2012, um avanço de apenas 1% acima da inflação.

A pesquisa mostra que dos R$ 90,2 bilhões disponíveis para investir, apenas R$ 19 bilhões haviam cumprido, até junho, a primeira etapa do processo de gasto: o empenho, que consiste em reservar a verba para pagar um contrato específico. Apenas R$ 3,7 bilhões foram pagos, ou seja, foram desembolsados mediante a entrega de um bem ou serviço ao governo.
Porém, no período, foram liberados outros R$ 16,8 bilhões para pagar investimentos contratados com verbas de orçamentos de anos anteriores - os chamados restos a pagar.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Previsão do crescimento economico do país é reduzida pela 9ª vez seguida


Não foi por falta de aviso. O crescimento da economia do país é um dos assuntos que mais interessam e preocupam o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, que há algum tempo vem alertando sobre a leniência com a inflação e outros aspectos econômicos.

Prova disso é que, na última segunda-feira, economistas de instituições financeiras elevaram a  projeção da Selic em 2014, prevendo que, no ano que vem, o Banco Central seguirá com o aperto monetário. Os analistas mantiveram a perspectiva para a taxa básica de juros neste ano e reduziram as de inflação e crescimento.

Segundo a pesquisa “Focus do Banco Central”, depois de o BC ter dado continuidade ao ciclo de aperto monetário, na semana passada, elevando a taxa básica de juros para 8,5%,  a projeção para este ano é que a Selic encerre a 9,25%.

Já para agosto, quando acontece a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, os analistas esperam nova alta de 0,5%. Mas, para o final de 2014, elevaram a perspectiva a 9,5%.

O mercado agora aguarda a divulgação, nesta quinta-feira, da ata da reunião da semana passada, em que a decisão de elevar a Selic foi unânime, em busca de mais indícios sobre os rumos da política monetária.

Em relação ao IPCA, os agentes econômicos consultados no Focus reduziram a expectativa neste ano a 5,8%, ante 5,81% . Para 2014, a projeção permaneceu em 5,9%.
Já a expectativa para a inflação nos próximos 12 meses foi ligeiramente elevada a 5,68%, ante 5,67%.

O nível dos preços continua preocupando, ainda mais diante da fraqueza da economia brasileira. Frente a esse cenário, os economistas baixaram, pela nona semana seguida, a expectativa para a expansão do PIB neste ano a 2,31%, ante 2,34%.

Para 2014, a projeção do PIB foi mantida em 2,8%. A pesquisa “Focus do Banco Central”mostrou ainda que os economistas mantiveram a expectativa para o dólar, no final deste ano, em R$ 2,20.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio cria ‘Rede’ para ala jovem do PSDB


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), criou uma nova estrutura no partido, denominada "Rede Temática PSDB Jovem", que substituirá a tradicional Juventude do PSDB.

A nova estrutura visa estreitar os laços com os eleitores mais jovens, principalmente agora após recentes manifestações de rua que agitaram o quadro eleitoral do país. Além disso, a importância da atuação do segmento nas redes socais cresce a cada eleição.

O poder da nova estrutura partidária foi dividido entre os grupos. Uma das tarefas da “rede”tucana será reformular o estatuto e organizar um cadastro dos membros da Juventude. Também caberá ao trio preparar uma nova eleição para a escolha de quem vai comandar a estrutura durante as eleições presidenciais do ano que vem. Segundo Caio Nárcio, que integra a nova coordenadoria, o pleito será realizado até início de setembro. Para ser eleito, o candidato terá de conquistar o apoio da maioria dos 594 delegados da Juventude que têm direito a voto.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio deve apoiar criação de universidade Federal


Atendendo ao pedido do vereador Prof. Rodrigo Parras, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, deve apoiar a criação da universidade federal da região bragantina, que é uma das microrregiões do estado do Pará. 

Na condição de presidente da Comissão de Educação da Câmara e presidente da Câmara Técnica de Educação da agência Unicidades, Rodrigo Parras declarou em ofício entregue ao senador Aécio: “Pedimos apoio à aprovação desse projeto, porque vai representar aumento de mais de 10 vezes nas receitas da educação e saúde nos próximos anos, o que representa grande avanço para o país”.

A votação da matéria na Câmara dos Deputados deverá ocorrer na próxima semana, ou mesmo depois do recesso, em agosto. O projeto, que segue à sanção presidencial depois de passar pelo Congresso, concede 75% dos recursos dos royalties à educação e 25% para a saúde.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio comenta sobre episódio do Bolsa Família


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, comentou em sua fanpage a conclusão da Polícia Federal sobre a investigação do boato sobre o Programa Bolsa Família, que provocou grandes filas e tumultos em agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas de 12 Estados em maio.

De acordo com a Polícia Federal, o caso foi espontâneo, não havendo como afirmar que apenas uma pessoa ou grupo os tenha causado. A conclusão deu-se pela inexistência de elementos que possam configurar crime ou contravenção penal.

Para o líder tucano, Aécio Neves, o resultado da investigação mostra uma certa irresponsabilidade de algumas autoridades que acusaram a oposição pelo ocorrido. 

Aguardamos que todos os que (...) se manifestaram de forma leviana em relação à oposição venham a público se manifestar em respeito aos brasileiros.” Declarou Aécio.

O senador também alertou sobre a importância de não deixar impune a responsabilidade da Instituição Financeira, Caixa Econômica. “Fica claro também que a Caixa Econômica Federal não pode se eximir da responsabilidade sobre o caso, que gerou tanto desespero e aflição a milhares de famílias” – explicou o presidente nacional do PSDB.

A investigação sobre os boatos do Bolsa Família foi encerrada nesta sexta feira, 12. A PF encaminhou o relatório final ao Juizado Especial Criminal do Distrito Federal.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio cobra investimento e comprometimento


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, participou, no último domingo, da convenção estadual do partido, em Santa Catarina, e cobrou mais investimentos para serviços públicos essenciais à população brasileira.  

Onde está a resposta para a calamidade da saúde pública no Brasil? Há dez anos, o governo participava com 56% de tudo que se gastava com saúde no Brasil (...)e hoje são apenas 45%. A preocupação com o aumento da criminalidade está em todas as regiões (...) mas da conta da segurança pública, 87% são pagos pelos estados e municípios, e apenas 13% pelo governo federal. Onde está o compromisso assumido (...) de desonerar as empresas de saneamento, que hoje pagam mais impostos que investem? ”, cobrou Aécio.

O líder nacional do partido tucano, ainda no evento, defendeu a redução no número de ministérios e a contratação de servidores sem realização de concurso público.  “É quase um tapa na cara da população brasileira termos 39 ministérios e 22 mil cargos comissionados, preenchidos exclusivamente pelo critério de filiação partidária”, disse. Sendo assim, para Aécio, o PSDB tem obrigação de apresentar à sociedade uma candidatura alternativa nas eleições do próximo ano.“ Não temos a opção de ter candidaturas. Temos a obrigação de construir essas candidaturas em benefício da população. Onde o PSDB governa, governa com resultado. O PSDB não se curva ao corporativismo, não aparelha maquina pública.”

Para concluir, Aécio declarou, que em sua opinião, “o Brasil não vai bem e as perspectivas são pessimistas”, e criticou especialmente o desempenho econômico, citando que em 2012 o país “só cresceu mais que o Paraguai” e neste ano “só crescerá mais que a Venezuela”.