sexta-feira, 27 de setembro de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio acredita que é possível escrever uma nova página em Brasília


No discurso de filiação do deputado federal Luiz Pitiman ao PSDB-DF, na última quinta-feira (26), em Brasília, o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, disse que o ingresso de Pitiman e de mais 32 pré-candidatos de diversas siglas nos quadros da legenda tucana representa um importante passo para escrever uma nova história no Distrito Federal.

Estamos iniciando corretamente uma caminhada, que não é de um nome, não é de um grupo. É de um projeto. Nada mais importante para o início dessa caminhada do que nós termos na capital, no coração do Brasil, uma mensagem clara que respeite valores e que demonstre à população de Brasília, tão cansada de desilusões sucessivas, que é possível escrever uma nova página”, afirmou.

Aécio falou novamente sobre o compromisso de Pitiman e dos demais tucanos com os valores defendidos pelo partido.

O ato de hoje traz um sentimento de reencontro do PSDB com seus valores maiores: da ética, da eficiência na apresentação de resultados, a partir da gestão pública; e da capacidade de falarmos em esperança, em futuro. O PSDB não tem a opção de apresentar uma proposta alternativa ao Brasil; tem a obrigação, a responsabilidade de trabalhar para encerrar esse ciclo que tão mal vem fazendo ao Brasil”, disse Aécio

O senador ainda defendeu que as administrações do PSDB devem buscar uma equação simples, como o Choque de Ordem: gastar menos com a estrutura do Estado, para gastar mais com as pessoas.

Conheci Luiz Pitiman falando de algo que, na minha formação, sempre foi essencial. Algo que sempre acreditei que seja o instrumento mais em falta do Brasil hoje, e o mais necessário para que nós possamos fazer uma mudança profunda de rumos em relação ao que acontece, que é gestão publica de qualidade”, concluiu o presidente nacional da legenda. 

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio rumo ao seu 2º encontro regional


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, será recebido amanhã pelo governador de Curitiba, Beto Richa, para um encontro regional do partido com lideranças políticas do sul, no Clube da Urca, no bairro do Ahú, a partir das 9h. O evento, que comemora os 25 anos do partido tucano, tem como objetivo debater  temas regionais, analisar a conjuntura nacional e assuntos como o novo Pacto Federativo.

“O PSDB do Paraná constitui uma de nossas mais vigorosas seções estaduais e tem presença fundamental em nossa estratégia para conduzir o Brasil novamente ao rumo certo. Nós estamos nos encontrando com as ruas do Brasil, as ruas que querem respostas”, disse Aécio Neves.

“ É preciso resgatar o legado do PSDB que forneceu as bases fundamentais para os avanços sociais e econômicos do Brasil nos últimos anos. O Paraná, com certeza, tem muitas contribuições da dar, com os programas e ações exitosas do nosso estado”, complementou Richa. 

A reunião no Paraná é a segunda de uma série de encontros regionais que o partido promove pelo Brasil. O primeiro aconteceu em Maceió (AL), no dia 21 deste mês.

Vamos iniciar pelo Paraná, a discussão de um projeto para o Brasil. (...)Queremos a partir desse encontro, em Curitiba, discutir com a região quais são as suas prioridades (...) é muito importante que a região Sul possa dar a sua contribuição apresentando a radiografia da sua realidade”, diz Aécio

O líder nacional do partido tucano enfatiza que, através dos encontros regionais, o PSDB vai apresentar ao Brasil a possibilidade de iniciar um novo tempo, encerrando esse ciclo de desgoverno e descompromisso com os valores morais e iniciando um ciclo, onde ética e eficiência caminham juntas.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio fala sobre o Solidariedade, novo partido registrado pelo TSE


O TSE confirmou a criação do partido Solidariedade, idealizado pelo deputado Paulinho da Força. Ele se reuniu com Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, na última quarta-feira, por cerca de meia hora. Aécio afirmou que o novo partido tem muitas afinidades com o PSDB: "A disposição que vejo do Paulinho é de se alinhar com um projeto de alternativa, de oposição, e ele é bem-vindo".

Perguntado se o Solidariedade pode firmar uma aliança com o PSB, Paulinho declarou: “Eu tenho uma grande relação histórica com o Aécio e tenho uma grande amizade. Mas aliança vamos discutir um pouco mais para frente”. Já para Aécio, a criação do partido é importante, por foi a primeira iniciativa exitosas de um partido de oposição.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Nova inserção do PSDB


Estreou ontem, em cadeia nacional de rádio e televisão mais uma inserção do PSDB, com o presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves, como protagonista. Na peça publicitária, que tem duração de 30 segundos, Aécio ressalta que o país precisa de um governo que ajude o brasileiro a dar o próximo passo e concilie ética com eficiência.

"Não existe direito mais importante do que o direito a um futuro, direito a melhorar de vida, direito de ver os nossos filhos indo mais longe do que nós fomos, mas para isso acontecer está na hora do Brasil mudar de rumo. A gente precisa de um governo que concilie ética com eficiência. Um governo que respeite você no que você faz", diz o tucano.

Para a próxima sexta-feira (27) está prevista a inserção de mais uma nova peça, onde Aécio afirma que muita gente gosta de falar que mudou o Brasil, quando na verdade quem mudou o país foi o povo.

"Quem está mudando de verdade o Brasil é você que trabalha, que estuda e que luta todo dia para ter uma vida melhor. O que a gente precisa é de papo reto, o que dá para fazer e como, o que não dá e por que. Tem muita gente ai brigando pelo passado. A gente quer ajudar você a construir o futuro, frisou o senador dizendo que tem muita gente brigando pelo passado e que o povo está cansado de enrolação", declara Aécio em uma das inserções de 30 segundos. 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio será agraciado com o título de cidadão soteropolitano


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) após visitar a cidade de Salvador, na última sexta-feira (20),  deverá retornar à capital baiana nos próximos meses, para ser condecorado, pelos vereadores do DEM e do PSDB da Bahia, com o título de cidadão soteropolitano.

A honraria foi aprovada em 2008 pela Câmara Municipal e é uma iniciativa do ex-vereador Jorge Jambeiro (ex-PSDB e atual PP), adotada pelos vereadores Paulo Câmara (PSDB), presidente da Casa, e Leo Prates, líder do DEM, que entregarão a honraria em sessão especial.

“Essa entrega já foi marcada e desmarcada algumas vezes, por questões de agenda. Mas ainda não temos nenhuma data programada para esse evento”, afirmou o deputado federal Antônio Imbassahy, que revelou que foi cogitada a possibilidade da cerimônia ser realizada na última sexta, mas se chegou à conclusão de que não seria possível, mediante a importância de tal honraria.

O assunto foi tema de uma conversa recente realizada entre lideranças políticas na residência do tucano João Gualberto, ex-prefeito de Mata de São João. “O ex-governador mineiro Aécio Neves promoveu um legado de prosperidade, com desenvolvimento econômico e social ao Estado de Minas Gerias. Sua trajetória política é merecedora de tal distinção”, frisou Paulo Câmara. Já o líder do DEM, Leo Prates, ressaltou que “a história da família Neves se confunde com o processo de redemocratização deste país”. Agora, só é necessário adequar a data da homenagem à extensa agenda do senador mineiro, que é natural de Belo Horizonte.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio parabeniza novo presidente da Juventude do PSDB


Em comunicado oficial, publicado na última terça-feira (24) no site do PSDB, o presidente nacional da legenda tucana, senador Aécio Neves (MG), parabenizou o novo presidente da Juventude Nacional do partido, Olyntho Neto, representante do Tocantins.

Quero parabenizar não só o novo presidente da Juventude do PSDB, como seu adversário na disputa, o pernambucano Raffiê Dellon, e todos os membros da juventude tucana, cuja participação no pleito permitiu um debate democrático sobre as aspirações dessa nova geração de tucanos, sintonizada com as vozes das ruas e que terá um papel essencial na renovação do nosso partido”, declarou Aécio.

Após a desistência de 12 candidatos, Olyntho disputou o cargo, no último sábado (21), com o representante de Pernambuco, Raffiê Dellon. A votação foi aberta e oral. Olyntho venceu com a diferença de um voto e terá mandato de dois anos.

Quero propor a convergência de valores. A gente não pode deixar de trabalhar. Temos de ter humildade. Não sou candidato de mim mesmo, não represento o grupo A, B ou C. Quero fortalecer para que sejamos respeitados como é o segmento das mulheres”, disse Olyntho, que é atualmente secretário estadual da Juventude de Tocantins. “A eleição passou. Agora a gente tem de construir um novo momento de união e força.”

O senador Aécio Neves concluiu seu comunicado dizendo: “O importante, a partir de agora, é que a Juventude do PSDB permaneça unida em torno dos principais ideais de nosso partido em favor da ética na política, da gestão eficiente e de um país mais justo para todos. Contamos com vocês!”

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Aécio Neves e os encontros regionais


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que já cumpriu o seu primeiro encontro regional em Maceió (AL), no último final de semana, agora dará continuidade pela cidade de Curitiba (PR).
Em Maceió, Aécio esteve no Centro de Convenções Ruth Cardoso, acompanhado pelo prefeito da cidade, Ruy Palmeira, e pelo governador, Teotônio Vilela Filho. Recebido por centenas de pessoas, antes de seguir para o auditório, o tucano passou pela exposição que celebra os 25 anos do PSDB e depois seguiu para o encontro com as lideranças do partido.
“Hoje, o que nós ouvimos aqui foi uma música de resgate de valores e dos ideais, que lá atrás fizeram com que lideranças como Mário Covas, entre tantas outras, propusessem  a construção de um partido político que nascesse longe da finesse do poder e próximo do pulsar das ruas. Hoje, nós estamos em Maceió nos encontrando com as ruas do Brasil, as ruas que querem resposta”, disse Aécio em discurso
Aécio ressaltou a dificuldade encontrada por municípios e estados, que dependem cada vez mais da união, e criticou as obras inacabadas.
Para finalizar o encontro, Aécio chamou a atenção para as possibilidades de fazer um Brasil diferente.
A próxima parada dos encontros regionais será no próximo sábado (28), em Curitiba. Na cidade, Aécio  além de  participar do encontro de comemoração dos 25 anos do partido tucano, visa promover a integração da legenda, analisar a conjuntura nacional e debater temas de interesse regional. 

Esse é o segundo encontro regional, de uma série de três, que o PSDB fará até o final do ano . Nesse encontro, o líder nacional tucano pretende reunir as principais lideranças tucanas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Aécio Neves fala com orgulho sobre Tancredo Neves


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, em entrevista à revista Veja, relembrou com carinho os passos de seu avô, Tancredo Neves, e falou de suas lembranças pessoais no período entre a eleição e a morte  dessa grande figura da história da política brasileira.

 “Olhando para trás, é difícil acreditar que tantas mudanças tenham ocorrido em tão pouco tempo, somente dois anos: 1984 e 1985. Tive o privilégio de, ainda muito jovem, com 24 anos, acompanhar de perto aquele período decisivo na vida de nosso país, e de, com ele, aprender várias lições - uma, especialmente importante: a de que cada geração tem seu compromisso com a história. Por isso, é necessário que os líderes estejam sempre à altura dos desafios de seu tempo”, declarou Aécio, que ressaltou nomes como o de Tancredo e o de Ulysses Guimarães como um bom exemplo disso.

Em seu passeio pelo tempo, o tucano relembrou a intensidade vivida nos dias de campanha de seu avô, as viagens pelo Brasil, os comícios das Diretas, a frustração, na época, pela não aprovação da emenda Dante de Oliveira e os dias que se seguiram à renúncia de Tancredo ao governo de Minas.

Aécio relatou que após essa renuncia, se mudou com o avô para um apartamento na quadra 206 Sul, em Brasília. Lá, ele pode presenciar a inesquecível articulação política que conseguiu vencer vinte anos de vontade.

Foi um trabalho de artífice, minuciosamente planejado por grandes brasileiros para que a mobilização nacional daqueles dias pudesse garantir, de alguma forma, aquele que era nosso maior objetivo: o fim do autoritarismo. Nosso reencontro com a liberdade e a democracia. Trabalho que culminou no lançamento de Tancredo como candidato das oposições à Presidência da República e em sua vitória no Colégio Eleitoral. Três meses depois, ele morreria. Apenas três meses”, lamentou o neto de Tancredo.

O tucano, classificou a vitória de seu avô no Colégio Eleitoral como fruto de uma bem-sucedida estratégia, conduzida por diversos e diferentes atores, unidos pelo objetivo de pôr fim à ditadura. Segundo o líder nacional do partido tucano, faziam parte dessa estratégia a decisiva mobilização popular e uma paciente costura de bastidores.

O 15 de janeiro de 1985 amanheceu diferente em todo o país. Carros buzinavam em todas as cidades, bandeiras ocupavam ruas. À noite, no Rock in Rio, Cazuza embrulhou-se na bandeira brasileira, saudou a democracia recém-conquistada e cantou Pro Dia Nascer Feliz. Para grande parte das pessoas, a transição democrática terminava ali, com a eleição de Tancredo. Mas,  (...)sabíamos que não era o fim do processo. Ainda existiam focos de resistência no regime militar.”

Mediante este cenário, Tancredo foi aconselhado a ser prudente e manter a vigilância. Ele viajou ao exterior para encontrar-se com chefes de estado e tentar tornar o processo de redemocratização brasileira irreversível. Voltou para o Brasil e se mudou, com Aécio, para a Granja do Riacho Fundo, onde continuaram trabalhando a consolidação da democracia.

Tancredo sabia que repousava sobre seus ombros a responsabilidade pela transição democrática. Tinha consciência de que o país caminhava em terreno ainda frágil. Temia especialmente que a percepção sobre alguns problemas de saúde que estavam surgindo pudesse, naquele momento, servir como pretexto para as forças políticas que buscavam o retrocesso. Ele não podia correr riscos”, relembrou Aécio.
Aécio lastima-se pelo fato de o avô não ter tomado posse. Tancredo passou mal às vésperas de seu empossamento, no dia 14 de março.


Sentei-me a seu lado na cama e estávamos sozinhos, quando ele me olhou com intensidade e disse: “Chame o Zé Hugo (José Hugo Castelo Branco, que teria sido seu ministro da Casa Civil) e peça a ele que traga os atos de nomeação do ministério”. Sugeri que deixasse para o dia seguinte. Ele insistiu. (...) Com muita dificuldade, as mãos trêmulas, assinou um a um e mandou que fossem imediatamente publicados. No dia seguinte, quando ficou claro que ele não tomaria posse, ainda teria havido tentativas de criar dificuldades para a posse do vice, José Sarney. Tarde demais, o Brasil já contava com um novo ministro do Exército, que detinha o controle da tropa e era leal ao novo governo democrático. Os médicos chegaram e nos informaram que Tancredo precisaria ser internado e operado imediatamente. Sugerimos que fosse levado a São Paulo. Eles nos disseram que não se responsabilizariam e que não o acompanhariam na viagem. Ao entrar no hospital, ele se dirigiu a seu filho, meu tio, Tancredo Augusto e disse: “Fiquem atentos. Lembrem-se do que aconteceu com Juscelino e Jango”. No hospital, sua única preocupação era o país. Ciente da grande frustração popular e das dificuldades que José Sarney poderia estar enfrentando, ditou-me uma carta para ser encaminhada ao presidente em exercício e que pudesse ajudar a legitimá-lo, naquele momento, no exercício da Presidência da República. Foi o último documento que ele assinou”, disse Aécio, que concluiu o a entrevista com a seguinte frase: “Três décadas depois da morte de Vargas, uma outra multidão, em torno de um outro caixão, velaria o corpo de um outro presidente. E que, por amor ao Brasil, ele também deixaria a vida para entrar na história”.