sexta-feira, 4 de outubro de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio lamenta rejeição da criação do Rede Sustentabilidade


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, após a confirmação de rejeição do pedido de registro do partido Rede Sustentabilidade, de Marina Silva,  pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , lamentou, através de nota oficial, a decisão.

Acompanhamos desde o início o esforço de Marina Silva para formação da Rede, e fomos solidários a ela. (...) Lamentamos a decisão do TSE, mas temos que aceitar e respeitar a decisão da Justiça. Mantemos a posição que já externamos em outras oportunidades: a presença de Marina Silva engrandece o debate democrático de ideias”, redigiu o senador em nota oficial.

No documento, Aécio afirmou que o partido tucano dará continuidade a construção de um projeto alternativo que garanta ao Brasil um desenvolvimento sustentável.

“De nossa parte, o PSDB continuará trabalhando para apresentar um projeto alternativo ao que está aí, com a permanente preocupação com algo extremamente caro a ex- senadora e a todos nós brasileiros, assegurar ao Brasil um desenvolvimento sustentável”, afirmou o tucano.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) também lamentou a decisão do TSE  e  reiterou que que seu partido continua solidário ao propósito da Rede em se consolidar na política brasileira. Para Campos, que não quis comentar sobre o futuro político de Marina, a nova sigla liderada pela ex-senadora seria algo "bom para o Brasil".

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio em defesa da Saúde, Educação e Segurança


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), defendeu, na última quarta-feira (02/10), que os investimentos públicos aprovados para áreas essenciais à população, como Saúde, Educação e Segurança, sejam priorizados no chamado orçamento impositivo.

Tenho defendido dentro do PSDB, com outros partidos, que o orçamento impositivo ocorra, mas deve ser direcionado para aquelas prioridades estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal”, declarou Aécio.

O orçamento impositivo é uma das bandeiras do atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 27 de agosto, com 376 votos a favor, 59 contrários e 5 abstenções. Agora, será encaminhada ao Senado, onde também será submetida a duas votações em plenário. A PEC 22A, de 2000, estabelece obrigatoriedade na execução de emendas aprovadas pelo Congresso na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O senador Aécio Neves afirmou que os investimentos considerados essenciais à população devem ser priorizados pelo Congresso na apresentação das emendas e pelo governo, se aprovado o orçamento impositivo. O tucano defendeu também que o governo federal obedeça critérios técnicos e republicados na liberação dos recursos previstos nas emendas aprovadas.

Há, hoje, uma discriminação no momento do pagamento das emendas, sempre prejudicando, preterindo os parlamentares de oposição(...) Se tivesse havido até agora um tratamento mais republicano (...) na execução orçamentária, tanto melhor. Mas o orçamento impositivo tem algumas virtudes que não estão sendo tratadas hoje. Por exemplo, o orçamento da segurança pública não estaria sendo tratado apenas em parte, como acontece hoje. E uma parte menor que aquela que vem sendo aprovada. Orçamento de obras extremamente importante no Brasil, mesmo contidas no PAC, têm sido executadas também muito abaixo daquilo que seria absolutamente razoável. Em relação às emendas, o que defendo é que sejam pagas isonomicamente, mas que possam ser direcionadas para prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), notadamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública”, concluiu o líder nacional do PSDB.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio comenta a permanência de Serra no PSDB

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, comentou ontem em sua fanpage a decisão do ex-governador de São Paulo, José Serra, de permanecer no partido.

“Saúdo, em nome de todos os tucanos, a presença e a permanência de José Serra nos quadros do PSDB. Ele tem uma história que honra a vida pública brasileira. Estaremos juntos, construindo um projeto comum em benefício do Brasil”,registrou Aécio em seu perfil virtual.

Em meio a rumores de que deixaria a legenda, Serra anunciou seu prosseguimento no PSDB na última terça-feira (1º), em sua conta pessoal no Facebook. Na mensagem, ele não mencionou se pretende indicar seu nome no partido para concorrer à Presidência.

Questionado sobre qual será o papel de Serra na campanha eleitoral do ano que vem, Aécio respondeu: "O que ele quiser desempenhar", sem dar detalhes sobre que cargo ele poderá disputar. "Estaremos viajando juntos. Ele terá a sua agenda, eu terei a minha agenda. O fato é que daqui por diante o PSDB, mais do que nunca, estará unido para vencermos as eleições. José serra terá o papel de protagonista nessa história", disse Aécio, concluindo: “José Serra é uma figura indispensável ao PSDB, de tal forma que sempre foi difícil para mim conceber nosso partido sem ele (...) O que é certo é que estamos e estaremos juntos”.


terça-feira, 1 de outubro de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio já faz planos para um eventual governo tucano em 2014


Embora o PSDB ainda não tenha escolhido nenhum representante para disputar as eleições presidenciais em 2014, o  presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, já faz planos para um eventual governo tucano. Caso isso aconteça,  metade dos ministérios atuais seriam trocados por uma "secretaria da desburocratização". De acordo com o senador, os quase 40 ministérios de hoje voltariam aos 21 ou 22 do governo do ex-presidente da República FHC e as pastas restantes virariam essa secretaria extraordinária, com prazo de um ano para fazer as reformas.

Aécio explicou que, com um representante tucano no poder, o primeiro ano de governo seria dedicado a medidas para a simplificação do sistema tributário emergencial, mas não uma reforma tributária. O senador ainda criticou alguns pontos como: educação, inovação e infraestrutura e admitiu que até 2008 medidas foram tomadas para o crescimento, mas a partir de 2008 nada foi feito e as reformas foram abandonadas.

A proposta de educação é muito pouco ousada, de os estudantes alcançarem média 6 em 2021. Ou damos salto na educação, ou vamos ficar a ver navios, como nossos portos tem visto”, declarou Aécio, propondo ainda a criação de uma agência para inovação no modelo norte-americano, com investimentos a fundo perdido e uma desburocratização do setor.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio no Fórum Exame


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, publicou em sua fanpage um registro da sua participação no Exame Fórum 2013, de São Paulo, que reuniu, na última segunda-feira (30), várias figuras da economia e da política brasileira. No evento, que promoveu a discussão sobre as possibilidades de aumento da produtividade no Brasil , Aécio e Marina Silva sugeriram mudanças na agenda econômica brasileira.

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, teceu criticas  a competitividade e aos investimentos no país. Para ela, esses fatores somados à falta de inovação são sintomas da falta de visão em longo prazo, só podendo ser revertidos com uma agenda estratégica e com a preservação de ativos ambientais, que possam gerar um ambiente de confiança.

"Necessitamos sair da dualidade de estado fornecedor-estado fiscal, pois necessitamos de um estado que consiga mobilizar o melhor de si mesmo, do setor privado e da academia", declarou Marina, que também reprovou o "protecionismo" exagerado em alguns setores que foram perdendo competitividade.

O senador de Minas Gerais, Aécio Neves, também censurou alguns aspectos políticos/econômicos como, por exemplo, o fato de não ser transmitida confiança suficiente aos investidores. Para Aécio, a política macroeconômica vem sendo tratada com instrumentos de microeconomia, o que, segundo ele, não é o ideal.

"Não vejo vantagens para a economia e é uma absoluta falta de transparência, pois ninguém sabe o custo da relação Tesouro-BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)", ressaltou o senador.

No evento também participaram o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves sobre a proposta de minireforma eleitoral


No último 16 de setembro, o Senado Federal concluiu a votação da proposta de minirreforma eleitoral, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Durante o processo de discussão do tema, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), defendeu a importância da livre manifestação na internet, apresentando uma sugestão que permitiria menos manipulações e valorizaria a liberdade de informação e expressão nas redes sociais.

A preocupação que trago (...)se refere à manifestação e ao posicionamento pessoal sobre questões políticas nas redes sociais. Algo absolutamente natural e imprescindível, hoje, ao debate democrático e que deve ser estimulado. A única questão que se coloca (..) é que é preciso que todos estejam liberados para dizer o que quiserem, mas que o autor daquele posicionamento e, eventualmente, de algum ataque ou de alguma ofensa seja identificado e possa, quando for o caso, responder por aquilo que disse. Isso, apenas para criar uma defesa, (...) acho que isso vale para qualquer cidadão, qualquer candidato em qualquer nível”, declarou Aécio dando o seguinte exemplo: “ Amanhã, lá em Sorriso, por exemplo, Senador Pedro Taques (...)  um candidato a prefeito de menor força ou de menor poder aquisitivo, de repente passa a sofrer ataques. Digamos que a chapa mais estruturada coloca robôs ou fakes, ou cria perfis falsos para difamar constantemente aquela figura. Quando acontecer isso e não for identificado o autor ou responsável por aquele determinado ataque, fica aquele que se sentir ofendido em condições de recorrer ao TSE, que, por sua vez, poderá – o TRE no caso, o TSE nas eleições em nível nacional. Como disse, não identificado o autor ou não se localizando aquele que se responsabilize por eventuais ataques ou calúnias, retirar do ar aquele perfil, aquele site.

O líder nacional do partido tucano  enfatizou seu apoio para que seja adotada uma campanha limpa, uma vez que há a necessidade clara de maior transparência nas ações das redes, de forma que, em épocas eleitorais, evite-se a prática deliberada e reiterada de crimes de calúnia e difamação sem que ninguém seja responsabilizado.

O senador Romero Jucá concordou com o senador e acrescentou que a mesma preocupação já havia sido manifestada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmen Lúcia. A minirreforma foi aprovada por acordo de senadores de todos os partidos, com apenas 3 votos contrários.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: PSDB dará continuidade aos projetos, mas com cara nova


O Partido da Social Democracia Brasileira, liderado nacionalmente pelo senador Aécio Neves,  acredita em um PSDB com um pé na continuidade e outro em mais promessas de inovação para 2014. Contudo, para o futuro, o partido promete dar atenção às reivindicações apresentadas durante as manifestações de junho em todo o país.

Apesar de o PSDB ainda não ter encontrado, oficialmente, seu candidato para a sucessão do governador Antonio Anastasia, o deputado federal e presidente do partido em Minas, Marcus Pestana, acredita que a manutenção do trabalho realizado há mais de dez anos no estado deve ganhar mais um voto de confiança dos mineiros.

O discurso é de continuidade, mas com inovação. Uma das características do PSDB é trabalhar com o planejamento estratégico, que vem sendo desenvolvido desde o governo de Aécio Neves (atualmente senador). Não vamos prometer nenhum programa eleitoreiro”, assegurou o dirigente.

Faz parte dos planos da legenda utilizar o balanço desse período de hegemonia tucana no estado como um trunfo na próxima campanha estadual. “Se nós estamos fazendo algo que está melhorando, com o apoio de todo o bloco de partidos, teremos a garantia de que os investimentos vão continuar. Vamos demonstrar, com números, que seria um risco mudar algo que está melhorado”, avalia o também deputado federal Domingos Sávio (PSDB).

De acordo com Sávio, novas propostas deverão ser lançadas no ano que vem.