segunda-feira, 10 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: The Economist fala sobre uma das preocupações de Aécio


A revista The Economist publicou um artigo sobre o baixo crescimento da economia brasileira e não cumprimento de meta da mesma. Este é um dos assuntos que mais preocupa o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, que vem debatendo com os brasileiros inúmeras questões políticas e sociais a fim de construir um Brasil melhor.

De acordo com o artigo da revista americana, pela primeira vez em muitos anos o Brasil está com um déficit comercial. O superávit fiscal primário (isto é, antes do pagamento de juros) está encolhendo e a dívida pública está crescendo. Outras economias emergentes também são citadas como exemplo das que estão a cortar as previsões de crescimento,  mas o país verde e amarelo é apontado como o que começou a ter problemas mais cedo do que a maioria. O fato é que a inflação está perto de 6,5% e indica um baixo crescimento, afetando as famílias e trabalhadores e diminuindo cada vez mais a confiança do consumidor.

“ A economia brasileira continua emperrada, crescendo muito menos que o necessário para o país.” – declarou Aécio Neves após a divulgação do resultado do primeiro trimestre do PIB.

Apesar dos números de crescimento fraco, o Banco Central surpreendeu os mercados, aumentando a taxa básica de juros de 7,5% a 8%.  No artigo,  o governador do banco,Alexandre Tombini, disse que o movimento foi uma maneira de restaurar as credenciais decombate à inflação da instituição. Mediante este cenário, agora, o banco vai ter que aumentar as taxas novamente para trazer a inflação de perto a sua meta de 4,5%. 

Além do fato citado acima, outro fator que vem preocupando os analistas é cancelamento de imposto sobre as compras estrangeiras de títulos, a fim de incentivar a entrada de moeda e reduzir o enfraquecimento do real. Isso tem alimentado a inflação, tornando as importações mais caras. O Ministério das Finanças será examinado para detectar sinais de um retorno à retidão .

Recentemente, o IBGE divulgou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre (0,6%), que foi menor do que o esperado (0,9%). A revista fala ainda sobre a tentativa de recuperar a expectativa do PIB, da promessa de parar de estimular o consumo e passar a estimular o investimento. Atualmente, isso corresponde a apenas 18,4% do PIB. 

“Somam-se a este triste cenário as revisões que o mercado já faz para cima na projeção de inflação, em que pesem as inúmeras medidas de desoneração implantadas, e a  já conhecida baixa capacidade de investimento do governo federal”. – disse Aécio.

Um comentário :

  1. "...De acordo com o artigo da revista americana..."

    The economist é inglesa. Ou não?

    ResponderExcluir