sexta-feira, 5 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: PSDB vai apresentar proposta de reforma política


Após a reunião, ocorrida na última quinta-feira, sobre a reforma política, o senador Aécio Neves(MG), presidente nacional do PSDB, anunciou que o partido vai apresentar, na próxima terça-feira, um conjunto de ideias consensuais no partido que atenda ao país. Após aprovados, os projetos seriam submetidos a referendo, nas eleições de 2014.

"Nós estamos assistindo, infelizmente, ao fim antecipado de um governo, que não consegue dar respostas, não consegue mostrar efetivamente que tem disposição, em primeiro lugar, de reconhecer os seus equívocos, fazer um mea culpa e iniciar uma fase nova. Um governo velho continua falando para um Brasil novo”, disse.

Aécio explicou que o conjunto de propostas de reforma política do PSDB será definido em reunião da Executiva Nacional do partido e vai incluir o voto distrital misto, o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais (para vereador e deputado estadual e federal), cláusula de barreira e fim do voto secreto no Congresso, exceto para as votações dos vetos presidenciais, que dificilmente seriam derrubado com voto aberto.

Para o senador, o único caminho para a realização de uma reforma política é a aprovação de propostas separadas, de forma fatiada, já que não há consenso sobre as matérias.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Para Aécio proposta de plebiscito é grave equivoco


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, verbalizou ontem a reação da oposição à proposta de plebiscito enviada ao Congresso, classificando-a como inviável e diversionista.

A proposta é absolutamente inviável, do ponto de vista prático, e é matéria diversionista” –declarou Aécio, explicando que, ao seu ver, o objetivo da proposta é dizer aos brasileiros que os motivos que levaram a população às ruas eram de interesse do governo na reforma política. Sendo assim, o senador por Minas Geras questionou: “E a calamidade da saúde pública, a falência da mobilidade urbana, o aumento da criminalidade?”, enfatizando, mais uma vez, que  as autoridades não entenderam o recado que a população brasileira quis passar.

O tucano acredita que  a proposta de plebiscito é um gravíssimo equívoco e que a mesma irá naufragar. Já o senador Rollemberg defende a idéia de que a proposta foi feita de forma improvisada e não atende aos anseios da população.

Fica claro que estão querendo usar o plebiscito como artifício, porque, para encaminhar temas como o fim do voto secreto e do suplente de senador, não é preciso gastar dinheiro e tempo para saber o que a população quer sobre isso. Sabemos que é amplamente favorável. O que a população quer da política é maior decência, austeridade e efetividade.”, concluiu Rollemberg

quinta-feira, 4 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio é a favor do voto secreto nas votações do Congresso Nacional


Na última quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma proposta de emenda constitucional que pretende acabar com o voto secreto na maioria das votações do Congresso Nacional.  Sendo assim, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), se pronunciou não concordando com o fato e defendendo a idéia que a votação continue sendo secreta, de forma a preservar a vontade do parlamentar.

"Preservar o voto secreto na derrubada de veto presidencial é preservar o Parlamento das pressões do poder Executivo, porque, com o voto aberto, sendo a grande maioria do governo, é muito difícil de ser derrubado (o veto). Então, em todos os outros casos, o voto tem que ser secreto", explicou Aécio.

O texto da emenda, aprovada pelo CCJ, permite que todos saibam como os parlamentares votaram nas seguintes hipóteses: impeachment de presidentes da República, indicações de autoridades e de chefes de missões diplomáticas; exoneração do procurador-geral da República antes do fim do mandato; apreciação de vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Congresso.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio comemora aprovação da Ficha Limpa para servidores públicos


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves se pronunciou, através de sua fanpage, sobre a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende as regras da Lei da Ficha Limpa para o serviço público pelo Plenário do Senado.

Agora, aquilo que já acontecia em alguns estados, como Minas Gerais, onde o Ficha Suja não podia assumir cargo público, acontecerá em todo o Brasil, seja no Executivo, no Judiciário ou no Legislativo” – comemorou o senador.  

A proposta impede que brasileiros e estrangeiros em situação de inelegibilidade sejam nomeados para cargo público efetivo (preenchido por concurso) ou exerçam cargo em comissão e função de confiança (ocupado por indicação).

“Vale para aquele que queira entrar no serviço público via concurso, mas vale principalmente para aqueles cargos comissionados, aqueles de livre nomeação. É um passo importante em uma agenda ética que precisa ainda ter outros avanços. Mas é um passo que merece registro e o Senado Federal fez o que devia ter sido feito” – concluiu Aécio.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: PSDB cria canal para denúncias de obras paradas


O Partido da Social Democracia Brasileira, com liderança nacional do senador Aécio Neves, abriu mais um canal de comunicação com a sociedade,no facebook do partido.

A partir de hoje, passa a funcionar no perfil virtual do PSDB um espaço onde serão publicadas sugestões de internautas sobre problemas enfrentados por municípios em obras do governo federal.

A série "Brasil sem propaganda” vai mostrar a realidade das obras que já consumiram milhões de reais dos brasileiros, mas ainda estão longe de serem concluídas.” – declarou Aécio em sua fan page

líder tucano contou que o espaço foi inaugurado com a sugestão do internauta Guma Cruz, de Rondônia

Guma enviou relatou no canal de comunicação o problema vivido pela cidade com seis viadutos construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão atrasados e sem prazo de conclusão. Para ilustrar, o internauta enviou fotos do descaso com a obra em questão.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio dá sugestões para revolucionar infraestrutura no Brasil


A infraestrutura brasileira vem sendo classificada por especialistas como precária, ultrapassada e deficiente. Com a economia, que já começa a dar sinais de queda, não é possível vislumbrar perspectivas de melhorias para o país. De acordo com relatório da ONU, divulgado no em maio, o crescimento econômico global vai continuar  abaixo do seu potencial e o Brasil deve crescer apenas 3% este ano.

Na verdade, uma coisa acaba levando à outra. A falta de infraestrutura trava a nossa economia e a desestruturação econômica, aliada ao descaso do poder público, acaba por impedir avanços na infraestrutura.

Mediante este cenário, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, publicou no site do PSDB “Conversa com os brasileiros” algumas  alternativas que poderiam ser utilizadas para revolucionar a infraestrutura do país.

“Para revoluciona-la, é preciso priorizar os projetos mais importantes e tocá-los de maneira ágil e transparente. Focar na entrega da obra e não na propaganda. Uma boa gestão faz muita diferença.” – explicou Aécio.

Ao analisar a questão infraestrutura nos dias de hoje, o senador por Minas Gerais, concluiu que existe uma grande distorção de valores, havendo mais   interesse no marketing do que na própria execução dos trabalhos.

“ Você sabia que o governo começou a fazer obras sem que os projetos ficassem prontos? Que, às vezes, boa parte dos recursos destinados a obras importantes nem chega a ser liberado do Orçamento por causa do descontrole administrativo?” – exemplificou o tucano.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Homenagem a Itamar Franco

Crédito: Imagem retirada da fan page de Aécio Neves. Fotógrafo: Orlando Brito

O senador Aécio Neves prestou homenagem em memória do ex-presidente da República, senador Itamar Franco (PPS-MG), que morreu há dois anos atrás, aos 81 anos, em decorrência de um AVC.  

Em sua fanpage Aécio escreveu o seguinte: “Há dois anos, nos despedimos do presidente Itamar Franco. Entre os principais legados que ele nos deixou, está a firme convicção de que não há incompatibilidade entre política e ética; política e honestidade; política e honra. A minha gratidão e o meu respeito por esse grande amigo e brasileiro.

Itamar Franco faleceu às 10h15min da manhã de um sábado, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Antes do AVC, ele havia contraído uma pneumonia grave durante um tratamento de quimioterapia ao qual era submetido desde maio, do mesmo ano, contra leucemia.

Na fanpage de Aécio, o registro é  ilustrado pela última foto do presidente Itamar Franco, no plenário do senado, feita pelo fotógrafo Orlando Brito.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio e a necessidade de enxugar a máquina pública


Enquanto a população brasileira apresenta aos governantes as mais variadas reivindicações, um sentimento fica claro. É o cidadão, e não o governo, que deve ficar em primeiro lugar, uma visão que se opõe a um pensamento há tempos dominante no cenário político nacional: o inchaço cada vez maior da máquina pública.

Analisando a esfera federal, veremos que  de 24 ministérios ao final do governo Fernando Henrique Cardoso, passaram a 35 e chegam a 39 no governo atual. Todas as pastas, sem considerar os investimentos, custam R$ 611.053.640.813,00 por ano. R$ 192,8 bilhões ficam para o pagamento de pessoal.

O senador Aécio Neves (MG), acredita que é muito dinheiro sendo mal gasto e por isso defende a ideia da redução de ministérios.

O PSDB ainda não tem candidato à presidência. É muito cedo pra isso. Mas é senso comum pra nós que o atual tamanho da estrutura do governo federal e todos os seus gastos são uma grande preocupação. E enxugar a máquina pública é uma das nossas prioridades. Quando assumi o governo de Minas Gerais, eu pus em prática o choque de gestão: cortei meu próprio salário pela metade e reduzi o número de secretarias de 21 para 15, eliminando 3.000 cargos preenchidos sem concurso. Gastar menos com o governo e mais com o cidadão: este é o nosso lema.” – declarou o senador.

No mês passado, em entrevista a revista Época, Aécio, reforçou seu discurso na linha do chamado "choque de gestão" e enfatizou a redução para no máximo 22 o número de ministérios, caso o PSDB chegue a presidência em 2014.

O governo gasta muito e gasta mal. E, sobretudo, gasta sem prioridades. Se o PSDB assumir o governo, e eu tiver um papel nesse processo, não teremos no Brasil mais que 22 ministérios. Hoje, só perdemos para o Sri Lanka no mundo. E que se cuide o Sri Lanka (...) podemos chegar lá.” – avisou Aécio.

Nesse sentido de otimismo disseminado por Aécio, um passo importante foi dado em São Paulo, mesmo que com muito atraso: para conseguir reduzir as tarifas de transporte público sem precisar cortar investimentos importantes, o governo do estado reduziu os custos do próprio governo. Extinguiu secretarias, estatais, autarquias, devolveu veículos alugados, vendeu carros e até um helicóptero oficial. Cortou também diárias e cargos comissionados. Só em 2013, a economia chegará a R$ 129,5 milhões, número que deve subir para R$ 226 milhões em 2014, o que vai bancar a revogação do aumento da tarifa.

terça-feira, 2 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves avalia resultado de pesquisas Datafolha


Mediante o cenário de protestos, que tomaram as ruas do país nas últimas semanas, e resultado das Pesquisas Datafolha, que  apontaram queda na aprovação de governantes, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, disse nesta segunda-feira (1) em São Paulo, que isso representa um "recado" para toda a classe política.

Não foi um sinal apenas para um partido (...) Temos que ter humildade para reconhecer esse recado, que é a toda a classe política”, declarou o tucano em evento do qual participou no Instituto Fernando Henrique Cardoso, no centro de São Paulo, sobre os 19 anos do Plano Real.

Para Aécio, diante do clamor popular, uma boa saída para o governo, nesse momento, seria o corte dos cargos comissionados, a redução do número de ministérios e a suspenção do programa do trem bala.

"A população na rua está dizendo que as coisas não vão bem. Precisamos de uma agenda nova para o Brasil e isso depende de pessoas com coragem. Eu tenho coragem", concluiu o senador.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves no Bom Dia Brasil


Hoje, o Bom Dia Brasil colocou no ar uma matéria sobre a reunião dos presidentes dos tribunais regionais visando analisar a viabilidade da realização da consulta popular, ainda este ano, e o início da discussão do Congresso sobre a reforma política.

De acordo com a matéria, o pedido que chega hoje ao Congresso não deve conter as perguntas que provavelmente estarão no plebiscito, uma vez que a presidência declarou que vai apenas sugerir, em linhas gerais, temas como o financiamento de campanha e sistema de voto.

O pedido não obriga o Congresso a levar a proposta  adiante, já que a única maneira do plebiscito ser feito é através da criação e aprovação, por deputados e senadores, de um projeto de decreto legislativo. Nesta terça-feira, líderes dos partidos da câmara vão analisar a viabilidade da consulta, mas como não há um consenso para isso, já se fala na criação de uma comissão para continuar discutindo o assunto.

Na matéria o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves declarou: “Temos que fazer uma reforma para dar maior representatividade aos partidos políticos e mais eficiência ao processo político”, realizando assim uma conexão com a sociedade.

Custos e possíveis datas para o plebiscito já estão sendo levantados pelo Tribunal Superior Eleitoral, antes mesmo da decisão do Congresso.

Matéria na íntegra: http://migre.me/fhyaf


AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio sobre a participação de FHC no programa Roda Viva

Ontem à noite, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, através de sua fanpage, classificou a entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nesta última segunda-feira, no programa Roda Viva, como excelente.

Entrevistado por Paulo Caruso (cartunista), Ricardo Gandour (diretor de conteúdo do Grupo O Estado de S.Paulo); Lilia Schwarcz  (historiadora e antropóloga, professora titular de Antropologia da USP); Plínio Fraga (jornalista); Lourdes Sola (cientista política, ex-presidente da Associação Internacional de Ciência Política); e Sérgio Dávila (editor-executivo do jornal Folha de S. Paulo),Fernando Henrique falou sobre seu assento na ABL, o recente lançamento do seu livro “Pensadores Que Inventaram o Brasil” - que aborda intelectuais que elaboraram grandes teorias sobre o país -  e também sobre as recentes manifestações de rua no Brasil.

Para Fernando Henrique,  essa onda de manifestações é consequência de uma crise da vida cotidiana da população, e não apenas de uma crise das instituições do País e, para explicar, citou um artigo que produziu em 2011 sobre o que seriam as futuras demandas das "classe emergentes", com foco na qualidade de vida . "Não é a demanda sindical, do salário, é a de viver melhor. E outro componente, a decência. Há uma indignação em função do processo de corrupção que atingiu vários setores", avaliou.

Na entrevista, o ex-presidente ainda mostrou indgnação sobre a convocação e de uma constituinte para realizar a reforma política.

Assista na integra a entrevista:



segunda-feira, 1 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves em defesa da classe média


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, retomou como assunto em sua coluna no jornal Folha de São Paulo, as manifestações pelas ruas do Brasil, com foco na presença maciça da classe média.

Para o senador de Minas Gerais, os jovens, não só da classe média, como também das outras esferas da sociedade, vem questionando a forma tradicional de fazer política, através de gritos com mensagens como: "O povo unido governa sem partido" e para ele, isso nada tem haver  com fascistas ou reacionários.

Estão apenas expressando suas compreensíveis frustrações. Os manifestantes se insurgem contra os aproveitadores que viraram políticos, políticos que se elegeram governantes, governantes que se esbaldaram na corrupção, corrupção que impede a melhoria do transporte, da saúde e da educação.” – Explicou o líder nacional tucano.   

No artigo, Aécio relatou um recente evento registrado no youtube e protagonizado pela filósofa Marilena Chaui que afirmou, sob aplausos, que odiava a classe média.

"A classe média é estupidez. É o que tem de reacionário, conservador, ignorante, petulante, arrogante, terrorista. É uma abominação política, porque ela é fascista, uma abominação ética, porque ela é violenta, e é uma abominação cognitiva, porque ela é ignorante". – Declarou Marilena Chaui.

Para concluir, Aécio expõe que um bom contraponto à intolerância de Marilena Chaui é um texto, de 2011, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que  enfatiza a necessidade de maior diálogo com a classe média.

"O caminho não se constrói apenas por partidos políticos, nem se limita ao jogo institucional. Ele brota também da sociedade, de seus blogs, tuítes, redes sociais, da mídia, das organizações da sociedade civil, enfim, é um processo coletivo. Não existe só uma oposição, a da arena institucional; existem vários focos de oposição, nas várias dimensões da sociedade". – concluiu Aécio Neves.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Plano Real comemora 19 anos


Hoje o Plano Real completa seu 19º ano de existência. Para o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, o Real é mais do que um plano econômico: é uma conquista do brasileiro, que mudou o país, transformando-o em uma nação economicamente estável.

“Estabilidade econômica, início dos programas de transferência de renda, privatizações essenciais à modernização da economia brasileira e  Lei de Responsabilidade Fiscal. Essas foram as mudanças estruturais que ocorreram no Brasil. Avanços vieram depois sim, mas exatamente no leito dessas mudanças ocorridas no governo do presidente Fernando Henrique.” –declarou Aécio.

Desde 1942 foram feitas muitas reformas das quais nasceram seis novas moedas: Cruzeiro Novo(1967), Cruzeiro (moeda) (1970), Cruzado (BRC) (1986), Cruzado Novo (1989), Cruzeiro (moeda) (1990) e Cruzeiro Real (1993). A inflação acumulada de 1967 até 1994 foi de aproximadamente 1.142.332.741.811.850% (IGP-DI). O real, foi o modelo econômico que acabou com a tortura diária da hiperinflação no Brasil.

Iniciado oficialmente em 30 de julho de 1994, com a publicação da Medida Provisória nº 434 no Diário Oficial da União, o plano Real, objetivava a estabilização e reformas econômicas. Sendo assim, instituiu-se a Unidade Real de Valor (URV), estabelecendo regras de conversão e uso de valores monetários.

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves parabeniza Fernando Henrique Cardoso


O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves parabenizou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pela sua eleição para a Academia Brasileira de Letras, com 34 dos 39 votos possíveis.

Bem-humorado, Aécio brincou e disse: “Eu morro de inveja com a facilidade com que o senhor vence eleição”. Fernando Henrique, em resposta à brincadeira, disse: “Não há eleição fácil, mas o resultado foi o melhor”.

A presidente da Academia, Ana Maria Machado, disse que Fernando Henrique “é um intelectual de respeito” e que sua participação se dará nessa esfera. “Não somos uma casa política, somos uma casa de cultura.”

O novo imortal é doutor em sociologia e professor emérito da Universidade de São Paulo, e já lecionou em universidades como Stanford (EUA) e Cambridge (Inglaterra). Entre suas obras destaca-se “Dependência e Desenvolvimento na América Latina” (1969), com Enzo Faletto.