terça-feira, 16 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Previsão do crescimento economico do país é reduzida pela 9ª vez seguida


Não foi por falta de aviso. O crescimento da economia do país é um dos assuntos que mais interessam e preocupam o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, que há algum tempo vem alertando sobre a leniência com a inflação e outros aspectos econômicos.

Prova disso é que, na última segunda-feira, economistas de instituições financeiras elevaram a  projeção da Selic em 2014, prevendo que, no ano que vem, o Banco Central seguirá com o aperto monetário. Os analistas mantiveram a perspectiva para a taxa básica de juros neste ano e reduziram as de inflação e crescimento.

Segundo a pesquisa “Focus do Banco Central”, depois de o BC ter dado continuidade ao ciclo de aperto monetário, na semana passada, elevando a taxa básica de juros para 8,5%,  a projeção para este ano é que a Selic encerre a 9,25%.

Já para agosto, quando acontece a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, os analistas esperam nova alta de 0,5%. Mas, para o final de 2014, elevaram a perspectiva a 9,5%.

O mercado agora aguarda a divulgação, nesta quinta-feira, da ata da reunião da semana passada, em que a decisão de elevar a Selic foi unânime, em busca de mais indícios sobre os rumos da política monetária.

Em relação ao IPCA, os agentes econômicos consultados no Focus reduziram a expectativa neste ano a 5,8%, ante 5,81% . Para 2014, a projeção permaneceu em 5,9%.
Já a expectativa para a inflação nos próximos 12 meses foi ligeiramente elevada a 5,68%, ante 5,67%.

O nível dos preços continua preocupando, ainda mais diante da fraqueza da economia brasileira. Frente a esse cenário, os economistas baixaram, pela nona semana seguida, a expectativa para a expansão do PIB neste ano a 2,31%, ante 2,34%.

Para 2014, a projeção do PIB foi mantida em 2,8%. A pesquisa “Focus do Banco Central”mostrou ainda que os economistas mantiveram a expectativa para o dólar, no final deste ano, em R$ 2,20.

Nenhum comentário :

Postar um comentário