sexta-feira, 20 de setembro de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio Neves sobre decisão do STF em relação ao mensalão


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por seis votos a cinco, na última quarta-feira (18), aceitar os embargos infringentes, recursos que beneficiam 12 condenados no processo do mensalão por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Mediante este cenário, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) se posicionou e afirmou que a decisão tomada pelo STF não altera a essência do julgamento, no qual a Corte Suprema decidiu pela condenação de 25 dos 38 réus do chamado mensalão.

Por mais que todos nós queiramos ver essa página virada na história da impunidade no Brasil, a decisão do STF tem que ser respeitada. O STF agirá em defesa dos interesses do Brasil, respeitando o direito dos réus, mas garantindo a agilidade necessária para que recursos apresentados por eles não acabem se transformando em uma brecha para a prescrição das penas impostas aos autores de crimes contra o país. Esperamos que possamos rapidamente dizer que o Poder Judiciário julgou e absolveu aqueles que julgou que deveria absolver e condenou aqueles sobre os quais as provas eram cabais e definitivas”, disse Aécio Neves.


Os acusados pelo mensalão foram julgados durante mais de quatro meses por crimes como : corrupção ativa e passiva, evasão de divisas, formação de quadrilha, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e peculato. 


Para o senador Aécio Neves, o que mais preocupa é que a decisão do STF em favor dos embargos infringentes desperte entre os brasileiros o sentimento de impunidade dos condenados no escândalo do mensalão

A única coisa que me preocupa é que esse prolongamento da decisão reacenda na sociedade o sentimento da impunidade. O Brasil não pode continuar tendo duas justiças. Aquela para os pobres, os desassistidos, e outra mais branda e mais flexível para os poderosos. Não faço juízo de valor em relação aos réus. O que acredito, como brasileiro, é que esse processo precisa ter um fim, e esse fim precisa ser rápido”, concluiu o senador.

Nenhum comentário :

Postar um comentário