quarta-feira, 10 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: PSDB quer fim da reeleição


Após dezesseis anos da aprovação da proposta de reeleição para cargos executivos, a Executiva nacional do PSDB se reuniu ontem e fechou uma proposta de reforma política que acaba com a possibilidade de dois mandatos seguidos.

A nova proposta de reforma política exclui o financiamento público de campanhas e estabelece a adoção de mandato único com duração de 5 anos a partir de 2018 para todos: presidente da República, governadores, prefeito, senadores, deputados federais e estaduais, e vereadores.

“Estamos apresentando uma proposta objetiva, algo novo que nos tira do imobilismo, para discussão no congresso” – declarou o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves.

Aécio Neves ainda falou sobre a visão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que já foi um dos líderes do país beneficiados com a reeleição: “Fernando Henrique foi consultado, mas compreendeu e não vai interferir numa decisão majoritária do partido. A reeleição foi uma experiência válida, mas desmoralizaram essa experiência deixando de governar dois anos e meio antes do fim do mandato para cuidar exclusivamente da reeleição.”

Nos seis pontos da proposta tucana foram incluídos ainda o voto distrital misto, o fim das coligações proporcionais, mudanças das regras de eleição para suplentes de senador,cláusula de desempenho para os partidos que compõem a chapa majoritária: do presidente e vice, governador e vice, prefeito e vice.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário