terça-feira, 30 de julho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio comemora avanço de IDHM em Minas


O senador de Minas Gerais, Aécio Neves, é só alegria e está comemorando o resultado do relatório do  Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e da Fundação João Pinheiro (FJP), que comprova que Minas Gerais alcançou avanços expressivos na última década no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

De acordo com o estudo, divulgado nesta segunda-feira (29), pelos parâmetros utilizados, em 1991 o IDH Municipal do Estado de Minas Gerais era de 0,478, considerado Muito Baixo Desenvolvimento Humano. Em 2000, o índice subiu para 0,624, na faixa considerada Médio Desenvolvimento Humano. Já em 2010, o Estado atingiu o patamar de Alto Desenvolvimento Humano, com índice de 0,731, acima da média nacional de 0,727 e ocupando o 9º lugar no ranking geral dos estados brasileiros.

O avanço geral do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Minas Gerais ocorreu em função das significativas melhoras registradas em todas as dimensões que estruturam o indicador das Nações Unidas.

Veja na íntegra a pesquisa, que tomou como base o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, como também os de 1991 e 2000.


Entenda o IDHM

Criado em 1998, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) ajusta a metodologia do PNUD (aplicável a países) para a realidade dos estados e municípios brasileiros, tendo em vista a disponibilidade de dados estatísticos e procurando também refletir as especificidades e desafios regionais na busca pelo desenvolvimento humano. As dimensões analisadas no IDH Municipal são as mesmas do IDH Global: educação, expectativa de vida (longevidade) e renda.

Assim como o IDH Global, o IDH Municipal busca sintetizar em um único número, numa escala que varia de 0 a 1, fatores que propiciam às pessoas a realização plena de seu potencial ou que limitam a realização desse potencial.

Nenhum comentário :

Postar um comentário