quinta-feira, 20 de junho de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio a favor da queda do Mercosul


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, que recentemente criticou o Mercosul, disse ao jornal argentino “La Nación” que eu plano é esvaziá-lo, e fazer outros tratados de livre comércio.

"Estamos muito preocupados com o que acontece hoje no Mercosul, que está muito engessado. Duvidamos se a união aduaneira é ainda o melhor caminho (...) Não devemos perder as alianças comerciais do Brasil com a Argentina, mas temos de transformar o Mercosul em uma área de livre comércio, que permita a cada Estado associado firmar acordos comerciais com outros países. (...) Temos de ter coragem de repensar e revisar o Mercosul. Neste sentido, a Aliança do Pacífico, constituída pelo México, Colômbia, Peru e Chile é um exemplo de dinamismo".

A declaração remete a antigas propostas dos anos 1990 como a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), projeto hegemônico dos EUA que, se implementado nos moldes entreguistas propostos, impediria o desenvolvimento nacional – e dos demais países do continente – por décadas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário