quinta-feira, 4 de abril de 2013

Aécio Neves Biografia: Política que vem de berço

Fonte: Imagens do Google


No dia 10 de Março de 1960, em Minas Gerais/Belo Horizonte, chegava ao mundo Aécio Neves da Cunha. Filho do ex-deputado federal Aécio Ferreira e neto de do ex-presidente da República Tancredo Neves e do deputado federal Tristão da Cunha, Aécio vem de uma família com forte tradição na política.

O avô materno, Tancredo Neves, foi presidente da República em 1985, um dos maiores estadistas da história do Brasil e figura decisiva na redemocratização dos anos 80, quando o país pôs fim a 20 anos de ditadura militar. Tancredo exerceu funções de destaque na República, entre elas a de ministro da Justiça no segundo governo do presidente Getúlio Vargas, primeiro-ministro no regime parlamentarista, durante o período do presidente João Goulart, e governador de Minas, além de deputado federal por vários mandatos e senador.

Do lado paterno, o avô é Tristão Ferreira da Cunha, foi signatário do Manifesto dos Mineiros, de 1943, um dos marcos do movimento que derrubou a ditadura do presidente Getúlio Vargas, na década de 40. Deputado estadual e federal em diversos mandatos, ocupou o cargo de secretário estadual da Agricultura, Indústria, Comércio e Trabalho do governador Juscelino Kubitschek, entre 1951 e 1953.

Já seu pai, o advogado Aécio Cunha, exerceu oito mandatos consecutivos, dois como deputado estadual e seis como federal, entre 1955 e 1987. Defendeu durante mais de 30 anos os interesses do Vale do Mucuri e do Norte de Minas. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas e exerceu o cargo de líder do Partido Republicano (PR). Na Câmara dos Deputados, atuou como membro das Comissões de Orçamento, de Fiscalização Financeira e Tomada de Contas, de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia. Sempre acompanhou a trajetória política do filho, a quem ajudou como conselheiro e nas articulações partidárias em Minas Gerais. 

Um comentário :

  1. Muito bacana saber que o senador Aécio já vem de uma família assim. Sou apaixonada pelo Tancredo Neves, espero que ele possa realmente seguir os passos do avô. O Brasil tá precisando dar uma sacudida na política. Boa Sorte Aécio, estou com vc!

    ResponderExcluir