sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aécio Neves Biografia: Aécio Neves Deputado Federal MG

Fonte: Imagens do Google



A experiência parlamentar de Aécio Neves está entre as mais sólidas dentre os representantes no Congresso Nacional. Foram quatro mandatos seguidos, durante 16 anos, como deputado federal por Minas Gerais, cargo que assumiu em 1986 pela primeira vez, eleito então pelo PMDB. Mais tarde, filiou-se ao PSDB.

Entre 2001 e 2002, Aécio exerceu a função de presidente da Câmara dos Deputados. É o terceiro cargo de maior relevância no Poder Executivo do Brasil, pois o seu ocupante substitui o presidente da República, em caso de impedimento do vice.

Sob a presidência de Aécio, o Legislativo brasileiro ganhou mais agilidade e transparência.
Nessa época, foi concebido e aprovado o “pacote ético” que, entre outros avanços, reformulou o conceito de imunidade parlamentar, possibilitando, desde então, o julgamento de deputados por crimes comuns .
Outra inovação foi tornar disponível, a todo cidadão, via internet, o acompanhamento de qualquer projeto de lei em tramitação na Câmara.

A atuação como deputado federal deu a Aécio trânsito entre as mais diferentes correntes partidárias da vida política brasileira. Ele começou na Assembleia Nacional Constituinte, que consolidou a transição democrática no País. Na ocasião, foi o autor de 46 emendas, com destaque para a instituição do direito de voto aos 16 anos.

Fonte: Imagens do Google


Em 1989, Aécio Neves uniu-se aos políticos que fundaram o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), entre eles, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Franco Montoro. Em 1997, ao ser escolhido líder do PSDB, o mineiro se tornou, aos 37 anos de idade, um dos mais jovens políticos a ocupar um cargo dessa importância. Nos dois anos seguintes, foi reeleito por aclamação, até conseguir, em 2000, um fato inédito: ser reconduzido à liderança do partido pela quarta vez.

Vemos na biografia de Aécio Neves que, ainda na Câmara dos Deputados, Aécio atuou pela aprovação de matérias que beneficiaram diretamente a mulher. Entre elas, a que tornou obrigatória a notificação, pelos hospitais da rede pública, dos casos de violência contra a mulher e a que tipificou o assédio sexual.

Na biografia de Aécio Neves, consta também que, como deputado federal, também defendeu a lei que obrigou a cirurgia de plástica reparadora da mama, em casos de câncer, por planos e seguros privados e a que estendeu às mães de crianças adotadas o direito à licença-maternidade e ao salário-maternidade .

Nos dois anos em que esteve na Presidência da Câmara, Aécio foi eleito pelos colegas o parlamentar mais influente do Congresso Nacional em pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Para disputar o governo de Minas Gerais, ele renunciou ao mandato parlamentar e encerrou um dos períodos mais produtivos de sua carreira política como deputado federal.

2 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como mulher , fico muito feliz e satisfeita com todas essas ações voltadas para o bem estar e benefício de todas nós mulheres .

    ResponderExcluir